Quais sao as principais doencas de pele em equinos?

Quais são as principais doenças de pele em equinos?

Nos equinos as dermatopatias mais frequentes foram a pitiose (24,38\%), as feridas traumáticas (23,04\%), os abscessos (12,75\%), o tecido de granulação (8,5\%) e a habronemose (7,38\%). Juntas essas enfermidades totalizaram 76,05\% dos diagnósticos de dermatopatias para essa espécie.

Como tratar fungo no pelo do cavalo?

Para tratamento, usam-se antibióticos e antifúngicos, na forma de pomadas, shampoos, dentre outros medicamentos de uso externo, e ao mesmo tempo, medicamentos via oral. Profilaticamente, deve-se isolar os animais com a doença, e desinfetar objetos e local com álcool, amônia quaternária ou álcool iodado.

O que faz cair o pelo do cavalo?

No inverno é natural o pelo do animal crescer mais para se proteger do frio. Outra coisa importante também em relação ao pelo é o manejo. Esses animais precisam ser rasqueados, para fazerem a troca do pelo, para esse pelo maior cair. Se você negligencia isso, o animal vai ficar com um pelo mais feio, pelo maior.

LEIA TAMBÉM:   Como achar o ponto medio de uma reta?

O que causa dermatofitose em equinos?

A dermatofitose, enfermidade cutânea contagiosa, pode ser causada pelo contato direto ou por fômites contaminados com Microsporum ou Trichophyton, considerados fungos filamentosos e queratolíticos, os quais podem causar graves alterações na pele e anexos.

O que é dermatite em equinos?

A dermatite estival recidivante equina (DERE) é uma alergia à picada de mosquitos do género Culicoïdes. Manifesta-se principalmente de Abril a Outubro, e reaparece todos os anos nos cavalos afectados. Provoca um prurido muito intenso e lesões na pele localizadas sobretudo no pescoço e na base da cauda.

Como tratar a habronemose?

A melhor forma de tratar a habronemose é fazer uso de agentes sistêmicos e locais, eliminando as larvas presentes no estômago, e também fazendo o controle e eliminação do parasita cutâneo. O triclorfon é um organofosforado, com ação antiparasitária e sistêmica, indicado no controle da habronemose (gástrica e cutânea).

O que passa na crina do cavalo para crescer?

— O Monovin A é um complexo vitamínico para o crescimento da crina do cavalo, ou seja, um pelo que é dez vezes mais resistente do que qualquer fio de cabelo humano.

LEIA TAMBÉM:   Quando a Caixa envia SMS?

O que é bom para pelo do cavalo?

Como cuidar da pelagem de cavalos em 3 passos

  1. Dar banho no cavalo com a frequência devida. A limpeza do cavalo é de suma importância para manter sua pelagem não apenas bonita, mas também higiênica.
  2. Escovar cavalos antes e depois das cavalgadas.
  3. Lavar a cauda e crina do cavalo para remover possíveis resíduos.

O que é bom para afinar o pelo de cavalo?

Invista em produtos de banho adequados Lave semanalmente a crina e a cauda do animal, após desembaraçar os pelos. O banho completo deve ser menos frequente, uma vez que a oleosidade natural da pele do cavalo é importante para auxiliar na proteção contra as baixas temperaturas e a chuva.

Como curar dermatofitose em cavalos?

Antibióticos e antifúngicos são utilizados para o tratamento na forma de pomadas, shampoos, dentre outros medicamentos de uso externo, e ao mesmo tempo medicamentos via oral. Até a recuperação o animal deve ficar isolado, e recomenda-se desinfetar o local e os objetos com álcool, amônia quaternária ou álcool iodado.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o maior mentiroso do Brasil?

Como prevenir a dermatofitose?

Prevenção de dermatofitose

  1. Lave as mãos regularmente, sobretudo após ter contato com animais e terra.
  2. Mantenha as áreas comuns limpas, desinfete e limpe as áreas de circulação do animal doméstico.
  3. Evite tocar, esfregar ou coçar as regiões infectadas para impedir que a infecção se espalhe para outras áreas do corpo.