Quais sao as principais ameacas sofridas pela Mata Atlantica?

Quais são as principais ameaças sofridas pela Mata Atlântica?

As principais ameaças são: o impacto ambiental causado pelos mais de 145 milhões de brasileiros que habitam sua área; os desmatamentos causados pela extração de pau-brasil, e ciclos econômicos como o da cana-de-açúcar, café, etc; a agricultura e agropecuária; exploração predatória de madeira e espécies vegetais; …

Como está Mata Atlântica?

Hoje, restam apenas 7,3\% da cobertura florestal original da Mata Atlântica, a quinta área mais ameaçada do planeta. Hoje, a Mata Atlântica agoniza na região de maior desenvolvimento do país, e ainda é responsável pela produção e conservação de recursos hídricos para abastecer a quase 110 milhões de brasileiros.

O que aconteceu com a Mata Atlântica ao longo dos séculos?

A região é ocupada por seres humanos há mais de 10 000 anos. A partir da colonização europeia, e principalmente, no século XX, a Mata Atlântica passou por intenso desmatamento, restando menos de 20\% da cobertura vegetal original.

LEIA TAMBÉM:   Quais os beneficios dos alimentos construtores?

O que devastou a Mata Atlântica?

A exploração predatória e perdulária dos recursos naturais e florestais sempre fez parte da história do homem. No Brasil, os diversos “ciclos” econômicos, tais como o do ouro, o da cana-de-açúcar, o do café, devastaram enormes áreas florestais.

Como ocorreu o desmatamento da Mata Atlântica?

Explorada desde a época da colonização pela extração do Pau-Brasil e, depois pelo cultivo de monoculturas como o café e a cana-de-açúcar, a Mata Atlântica se reduz hoje, a apenas, 7\% da sua cobertura original.

O que aconteceu com a Mata Atlântica ao longo do tempo quanto tempo levou para essa mudança acontecer?

Ao estudar a curta História do Brasil, verificamos a história da devastação, depredação e dilapidação de sua natureza, de sua floresta, de seu meio ambiente. São 500 anos ininterruptos de ocupação sem a menor preocupação ambiental e que levaram a Mata Atlântica a sua quase extinção total.