Quais sao as politicas econômicas para controlar a inflacao?

Quais são as políticas econômicas para controlar a inflação?

Para combater um processo de inflação de demanda, a política econômica deve basear-se em instrumentos que provoquem redução da procura agregada por bens e serviços (como redução dos gastos do governo, aumento da carga tributária, arrocho salarial, controle de crédito e elevação da taxa de juros).

Como a política monetária expansionista ou restritiva consegue impactar a economia inflação e atividade econômica )?

O impacto da política monetária expansionista é a ampliação da produção e dos níveis de emprego. A Política Monetária Restritiva refere-se à redução da oferta de moeda (base monetária) na economia, resultando em um aumento da taxa de juros. Com isso, espera-se uma redução da taxa de inflação.

Como é realizada a política monetária no Brasil?

No Brasil, a política monetária é realizada através das diretrizes do CMN que é o Conselho Monetário Nacional sendo o órgão máximo de nosso sistema financeiro, baseado sobre essas informações o Banco Central (BACEN) executa as políticas expansionistas ou contracionistas. 3.1 POLÍTICA MONETÁRIA CONTRACIONISTA.

LEIA TAMBÉM:   O que significa essa palavra leigo?

Como o governo pode reduzir a inflação por demanda?

O governo pode agir tanto diretamente como indiretamente em uma economia, o objetivo é reduzir a inflação por demanda, de forma diretamente ele reduz seus próprios gastos, já na atuação indiretamente o governo ele utiliza políticas que faz o setor privado deixar de consumir e fazer investimentos.

Qual a condução da política monetária?

A condução da política monetária, nesse contexto, deve observar o que os economistas entendem como taxa de juros neutra. Isto é, o ponto onde a taxa de juros real não gera pressão inflacionária. De acordo com metodologia do Fundo Monetário Internacional a “região de juro neutro” estaria entre 4,5\% e 5,5\% para o Brasil.

Como controlar a inflação no país?

Então o grande objetivo da política monetária, na prática, é manter a inflação sob controle. Contudo, para controlar a quantidade de dinheiro no país, o Banco Central tem outras ferramentas além da taxa Selic. Veja, abaixo, quais são elas: É um percentual, pago pelos bancos, sobre valores depositados pelos correntistas.