Quais sao as fusões e aquisicões?

Quais são as fusões e aquisições?

As fusões e aquisições são processos muito importantes no crescimento das empresas, permitindo alcançar mercados cada vez maiores. Além disso, é uma forma de empresas alcançarem novos públicos, fato que pode gerar um aumento considerável no lucro da companhia.

Como a fusão e a aquisição abrem novas possibilidades?

A fusão e a aquisição abrem novas possibilidades, porém antes de qualquer operação é necessário uma diligência prévia, ou due diligence.

Como ocorre a aquisição de uma empresa por outra empresa?

Na aquisição, também chamada de incorporação, ocorre a compra de uma empresa por outra empresa ou sociedade (art. 1.116 do Código Civil). Ainda podemos dizer que, neste caso, ocorre a aquisição do controle acionário de uma empresa por outra.

Por que as fusões e aquisições podem resultar em monopólio?

As fusões e aquisições não podem resultar em monopólio, oligopólio, monopsônio ou oligopsônio. Assim, com a finalidade de impedir a ocorrência destes tipos citados, as operações de M&A são submetidas à apreciação do órgão de controle chamado de Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.

Já escrevemos artigos aqui no BLB Brasil Blog sobre fusões e aquisições ou, como são também usualmente conhecidas por executivos, Mergers and Acquisitions (M&A). Em resumo, o termo sintetiza a consolidação de empresas e pode permitir que elas cresçam, mudem sua posição competitiva no mercado e até mesmo a natureza de seus negócios.

Como ocorre a aquisição de uma empresa?

No processo de aquisição, portanto, uma empresa compra outra e a sucede nos direitos e obrigações. Na maioria das vezes, aquisições ocorrem como parte da estratégia de crescimento de uma empresa quando ela percebe que é mais benéfico assumir as operações de uma organização existente do que expandir por conta própria.

Como ocorrem as aquisições hostis?

Aquisições hostis: a compra no mercado aberto da maioria do capital de uma empresa alvo ocorre contra a vontade do Conselho de Administração da empresa que será adquirida. A adquirente compra a maioria das ações, ou seja, a maioria do capital de controle da empresa alvo.

Por que a adquirente compra a maioria das ações?

LEIA TAMBÉM:   O que e papula com ponto negro?

A adquirente compra a maioria das ações, ou seja, a maioria do capital de controle da empresa alvo. Este tipo de transação inclui todo o passivo assumido pela adquirida no passado e todos os riscos que esta enfrenta no seu ambiente comercial. A adquirente compra os ativos líquidos da sociedade, em vez de suas ações.