Quais sao as doencas pulmonares intersticiais?

Quais são as doenças pulmonares intersticiais?

Considerações gerais sobre doenças pulmonares intersticiais.

  • Considerações gerais sobre pneumonias intersticiais idiopáticas.
  • Pneumonia intersticial aguda.
  • Pneumonia organizativa criptogênica.
  • Fibroelastose pleuroparenquimatosa idiopática.
  • Fibrose pulmonar idiopática.
  • Pneumonia intersticial linfoide.
  • O que é doença intersticial pulmonar?

    As doenças intersticiais pulmonares constituem um grupo heterogêneo de patologias que cursam com inflamação e, por vezes, cicatrização do parênquima pulmonar. São inúmeras as causas das intersticiopatias.

    O que causa pneumonia intersticial?

    A pneumonia intersticial não específica pode ser idiopática, embora, na maioria das vezes, represente uma manifestação pulmonar associada às doenças do colágeno (sobretudo esclerodermia), à pneu- monia por hipersensibilidade, às reações medicamentosas ou ao dano alveolar difuso.

    O que é uma fibrose pulmonar?

    Fibrose pulmonar é a substituição do tecido pulmonar normal por um tecido cicatricial. É causada, na maioria das vezes, pelas doenças intersticiais pulmonares (DIP).

    LEIA TAMBÉM:   Como e a visao de um Daltonico?

    O que é pneu Patia intersticial?

    A pneumonia intersticial não específica é uma pneumonia intersticial idiopática que ocorre principalmente em mulheres, não fumantes e pacientes < 50 anos de idade. Os pacientes têm tosse e dispneia, que podem estar presentes por meses ou anos. O diagnóstico é feito via TC de alta resolução e biópsia pulmonar.

    Como tratar pneumonia intersticial?

    Tratamento. Muitos pacientes com pneumonia intersticial inespecífica respondem ao tratamento com corticoides, com ou sem fármacos imunossupressores (p. ex., azatioprina, micofenolato de mofetil, ciclofosfamida). O prognóstico parece depender mais do grau de fibrose encontrado durante a biópsia pulmonar cirúrgica.

    O que é a pneumonia intersticial?

    A PIU é uma doença do processo de reparo pulmonar que resulta em uma forma peculiar de deposição fibrótica, não obstante sua relação com outras doenças (aliás, o contexto em que isso ocorre é de pouca importância). Essa forma peculiar de deposição fibrótica pode ser diagnosticada por meio de histologia e TCAR de tórax.

    O que é opacidade intersticial pulmonar?

    Doença Pulmonar Intersticial (DPI) é um grupo de doenças respiratórias caracterizadas pela progressiva cicatrização do interstício pulmonar resultando em insuficiência respiratória. Pode ocorrer quando uma lesão nos pulmões desencadeia uma resposta de cura excessiva. Geralmente é irreversível.

    LEIA TAMBÉM:   O que ocorre na fase de despolarizacao neurônio?

    Pneumonia intersticial idiopática é uma doença pulmonar crônica caracterizada por um declínio progressivo na função pulmonar por causa desconhecida (idiopática). O dano causado aos alvéolos pulmonares resulta em fibrose (cicatrização) no espaço intersticial.

    Quais os sintomas de pneumonia intersticial?

    Em geral, os sinais e sintomas das pneumonias intersticiais idiopáticas são inespecíficos. A tosse e a dispneia aos esforços são comuns, assim como a taquipneia, expansão torácica reduzida, estertores e baqueteamento digital.

    O que significa espessamento intersticial?

    As pneumopatias intersticiais são um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por espessamento dos septos alveolares, proliferação fibroblástica, deposição de colágeno e, se o processo permanecer descontrolado, fibrose pulmonar.

    A fibrose pulmonar é uma doença crônica com elevada taxa de mortalidade. Ela surge como sequela de um grupo de diferentes doenças pulmonares caracterizadas pela destruição progressiva e irreversível da arquitetura do pulmão, causada pela formação de cicatriz (fibrose), o que leva à perda da função pulmonar.

    (Pneumopatias intersticiais difusas) As pneumopatias intersticiais são um grupo heterogêneo de doenças caracterizadas por espessamento dos septos alveolares, proliferação fibroblástica, deposição de colágeno e, se o processo permanecer descontrolado, fibrose pulmonar.

    LEIA TAMBÉM:   Qual a importancia da Psicologia na area da Farmacia?

    O que é pneumonia intersticial linfocítica?

    A pneumonia intersticial linfocítica (PIL) é uma doença benigna que faz parte de um espectro de doenças linfoproliferativas dos pulmões, caracterizada por infiltração difusa do interstício por uma mistura polimórfica de linfócitos, histiócitos e células plasmáticas(1-3).