Quais sao as acões e as metas do Plano Nacional de Residuos Solidos?

Quais são as ações e as metas do Plano Nacional de Resíduos Sólidos?

Indicador global; aumentar a capacidade de gestão dos municípios; eliminar práticas de disposição final inadequada e encerrar lixões e aterros controlados; reduzir a quantidade de resíduos e rejeitos encaminhados para disposição final ambientalmente adequada; promover a inclusão social e emancipação econômica de …

Qual o destino dos resíduos na cidade de Mairiporã?

O lixo da cidade vai para dois aterros sanitários, um na Zona Leste e outro na Zona Sul. Imagem: Portal Resíduos Sólidos. Para carregar todo o lixo da região são necessárias pelo menos 2.282 viagens de caminhões trucados todos os dias.

LEIA TAMBÉM:   O que e um estagio remoto?

Quais são as taxas?

Onipresentes, as taxas são cobranças que incidem em serviços prestados a órgãos públicos, de esfera municipal, estadual ou federal. Os valores, geralmente fixos, devem ser pagos em troca de um atendimento específico, como emissão de documento de identidade, licenciamento do carro, registro de contrato, etc.

Qual a diferença entre a taxa e o imposto?

A taxa diferencia-se do imposto, pois quando paga-se uma taxa, em contrapartida tem-se a prestação de um serviço público, v.g. pagar uma taxa para retirar passaporte, ou ainda, pagar taxa para estabelecer uma danceteria, restaurante, lanchonete, curtume, entre outros. Paga-se uma taxa e em contrapartida recebe-se um alvará de funcionamento.

Qual a taxa de pagamento de impostos?

A falta de pagamento de impostos, sejam sobre os rendimentos, produtos, imóveis ou serviços, implica penalização económica, civil ou penal, caso as obrigações não sejam cumpridas. A taxa é facultativa.

Quais são os tributos?

Resumidamente, os tributos são as cobranças obrigatórias pagas em dinheiro a partir de uma transação financeira, seja a compra de um carro ou imóvel, venda de produtos ou serviços, etc. Tributo indireto: quando são aplicados no valor final de produtos e serviços.

O que são resíduos sólidos urbanos e como essa situação ambiental pode ser enfrentada na cidade?

O lixo urbano pode ser de origem domiciliar, origem industrial, hospitalar e o lixo deste século: o tecnológico. O lixão desprovido de estrutura ideal para tratamento do lixo tem como consequências: a poluição do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da poluição atmosférica. …

Quais são as etapas do Plano de Gerenciamento de resíduos sólidos?

Deve focar os aspectos intra e extra-estabelecimento, indo desde a geração até a disposição final, incluindo as seguintes etapas:

  1. 1 – Segregação.
  2. 2 – Acondicionamento.
  3. 3 – Identificação.
  4. 4 – Transporte Interno.
  5. 5 – Armazenamento Temporário.
  6. 6 – Tratamento.
  7. 7 – Armazenamento Externo.
  8. 8 – Coleta e Transporte Externos.

Qual a classificação do aterro sanitário classe I?

Afinal, cada resíduo tem sua peculiaridade – uns são mais nocivos do que os outros. Segundo a classificação definida pela norma NBR 10.004, o aterro sanitário Classe I recebe materiais mais perigosos, com características infectocontagiosas e que podem causar problemas sérios à saúde e ao meio ambiente.

Onde ocorrem as tarefas principais do aterro sanitário?

Onde ocorrem as tarefas principais do aterro sanitário. São as operações diárias de disposição, compactação e o soterramento dos resíduos com a camada de solo de cobertura. Por fim, o setor concluído é aquele onde a disposição de resíduos já não ocorre mais.

LEIA TAMBÉM:   Qual a rodovia mais rapida do Brasil?

Quais os principais elementos de um aterro sanitário?

Quais os principais elementos de um aterro sanitário? Os aterros podem ser divididos em três setores: setor em preparo, setor em execução e o setor concluído. O setor em preparo é o estágio inicial e preparatório para o recebimento dos resíduos.

Qual a técnica de aterro sanitário?

Sua construção deve obedecer a critérios técnicos específicos em função dos resíduos. Desse modo, as operações de rotina devem ser feitas visando evitar problemas com poluição do solo, corpos hídricos e do ar. Conforme a NBR 8419/1992, aterro sanitário é uma técnica de disposição dos resíduos sólidos urbanos no solo.