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Quais os quadrantes da Matriz BCG?
4 quadrantes
MATRIZ BCG: ESTRUTURA. A metodologia consiste praticamente em um plano cartesiano. De acordo com o modelo, são 4 quadrantes que avaliam a participação e o crescimento do mercado em alto ou baixo. Cada desenho (estrela, ponto de interrogação, vaca leiteira e abacaxi) representa um estágio no ciclo de vida dos produtos.
O que é BCG em marketing?
A Matriz BCG é uma metodologia desenvolvida para analisar os produtos ou serviços de uma empresa com o objetivo de identificar qual a função dos produtos da carteira da companhia e também para embasar decisões sobre os produtos – se eles continuarão na carteira ou não.
Como funciona uma Matriz BCG?
Basicamente, a Matriz BCG permite a compreensão do momento em que cada produto ou serviço se apresenta no mercado. Ela é composta por dois eixos, representadas num gráfico: crescimento do mercado (eixo y) e participação relativa (eixo x).
O que significa a sigla Matriz BCG?
Matriz BCG é uma ferramenta desenvolvida pela empresa de consultoria Boston Consulting Group – daí sua sigla –, no final dos anos 60. Porém, seu alto índice de vendas é o que ajuda a conservar o bom posicionamento da empresa no mercado.
O que é o quadrante vaca leiteira?
Vaca leiteira: Neste quadrante, estão posicionados os produtos com taxa de crescimento moderada em mercados já estabelecidos. Não demandam grandes investimentos, uma vez que o crescimento do mercado é baixo. Algumas empresas tem estes produtos como sua base, por terem os lucros e a geração de caixa são altos.
Como é feita a análise BCG?
Para montar sua Matriz BCG, então, é preciso traçar um gráfico desses, ou seja, uma linha reta na horizontal cruzando com outra linha reta na vertical, formando ângulos de 90º. A linha vertical representará a taxa de crescimento do mercado e, a linha horizontal, o desempenho do seu produto no mercado.