Índice
Quais os principais motivos da Grande Depressão capitalista de 1873?
Origens da crise de 1873 e a depressão:
- Crise de crescimento e investimentos externos.
- Aumento da concorrência e disputas por novos mercados.
- Nova prosperidade econômica até 1914.
Por que o capitalismo é propenso a crises?
O capitalismo baseava-se em duas premissas que o conduziam a uma crise permanente. A primeira delas é que a concorrência provocava a anarquia da produção. Muitos capitalistas competindo entre si, quase sem regras, terminavam por jogar no mercado manufaturados em excesso, gerando uma superprodução.
Quais são as causas da crise capitalista?
A causa do aparecimento de crises no modo de produção capitalista é a divergência entre as condições de produção e as de realização. É a divergência entre o caráter social de uma e o caráter privado da outra.
Qual é a depressão econômica?
Economia e Finanças. Uma depressão econômica é caracterizada por um estado agravado de recessão, ou seja, um longo período de desemprego em massa, falência de empresas, baixos níveis de produção e investimentos, etc., sempre acarretando em conseqüências negativas para a economia mundial.
Quais foram as consequências da Grande Depressão capitalista?
Em virtude da Grande Depressão Capitalista no século XIX, ocorreram duas principais consequências na economia dos países industrializados: a primeira foi a falência das pequenas e médias empresas e a concentração do capital nas mãos de poucos capitalistas industriais.
Qual a segunda consequência da depressão?
A segunda consequência da depressão foi a busca de mercados consumidores externos, ou seja, fora da Europa, nos continentes ainda não industrializados, como a Ásia e a África. Esse fato deu início ao Neocolonialismo europeu, isto é, à partilha do continente asiático e africano pelas grandes potências industriais no século XIX.
Qual a diferença entre uma recessão e uma depressão econômica?
Para exemplificar as diferenças entre uma recessão e uma depressão econômica, podemos citar uma velha piada dos economistas: Uma recessão é quando o seu vizinho perde o emprego, uma depressão é quando você perde o seu.