Quais os principais fatores que estao associados a mortalidade infantil?

Quais os principais fatores que estão associados a mortalidade infantil?

Os principais determinantes da mortalidade infantil foram os fatores biológicos (Apgar, baixo peso ao nascer, prematuridade e presença de malformação congênita) mediados pelos fatores socioeconômicos (escolaridade, estado civil e raça/cor) e as condições da assistência (consultas de pré-natal).

Quais as cinco doenças que mais matam no Brasil?

Conheça as doenças que mais matam no Brasil e como preveni-las

  1. 1 – Doenças Cardiovasculares.
  2. 2 – Câncer.
  3. 3 – Pneumonia e outras Doenças Respiratórias.
  4. 4 – Diabetes e outras Doenças Endócrinas e Metabólicas.
  5. 5 – Doenças associadas ao Fígado e ao Aparelho Digestivo.

Qual a taxa de mortalidade infantil?

Em suma, a taxa de mortalidade infantil é um indicador sobre a quantidade de bebês que vão a óbito antes de completar o primeiro ano de vida. Ela é calculada a partir da comparação entre o número de crianças que morreram a cada mil nascidas vivas, por determinado período — um semestre ou um ano, por exemplo.

Quais são as causas do aumento do índice de mortalidade infantil?

LEIA TAMBÉM:   Onde nasceu o artista plastico Romero Britto?

Algumas das causas para o aumento do índice de mortalidade infantil são: pouca instrução da gestante. Todas essas causas podem ser evitadas com políticas públicas efetivas nas esferas da saúde, educação, saneamento e habitação.

Qual a redução da mortalidade infantil?

Segundo o Ministério da Saúde e pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a redução da mortalidade infantil foi bem significativa, apontando para uma diminuição de aproximadamente 75\% desde 1990.

Qual a magnitude da mortalidade infantil?

Até à data, tem uma gradação: infantil – de 0 a 1 ano e crianças – de 1 ano a 15 anos. Basicamente, a tendência tem sido notado que a taxa infantil é o mesmo em magnitude à magnitude da mortalidade de pessoas que tenham atingido a idade de cinquenta e cinco anos.