Quais os impostos para transporte de cargas?

Quais os impostos para transporte de cargas?

Confira os principais tributos no transporte de cargas

  • IPI. Imposto referente ao transporte de mercadorias industrializadas nacionais e importadas e pode variar conforme o tipo de produto a ser fretado.
  • PIS.
  • Cofins.
  • IRPJ.
  • INSS.
  • ICMS.
  • CSLL.

Como funciona a legislação e tributação em transporte logístico?

Quando a prestação de serviço é dentro de um município, há a incidência de ISS, com alíquota que varia de 2\% a 5\%, nos termos da respectiva legislação municipal. Já se a prestação de serviço de transporte rodoviário de cargas é intermunicipal e interestadual, entra em cena a cobrança de ICMS, com alíquota de 12\% a 18\%.

O que significa ICMS Isso está relacionado aos meios de transportes área de logística?

ICMS — Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. O ICMS é um dos principais impostos que impactam a operação de transportes devido ao seu amplo alcance na operação logística.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se o meu cartao de credito foi aprovado?

O que é logística tributária?

Basicamente, logística tributária é um processo estratégico de gestão empresarial, que aproveita a legislação de uma cidade, estado ou país para proporcionar à empresa uma gestão de impostos mais vantajosa para sua atuação. A logística tributária faz o mapeamento e busca oportunidades favoráveis para seu negócio.

Como gerenciar eficientemente os impostos no setor de transporte de cargas?

Busque canais que estão sempre atualizados, principalmente no que se refere a impostos no transporte de carga. Se possível, assine newsletters — e-mails periódicos com dicas, novidades e notícias — para se manter a par das mudanças no cenário.

Qual o valor do imposto CT-e?

É cobrada com base em um percentual sobre o valor da nota fiscal e não está diretamente ligada à distância percorrida. O valor de referência é de 0,30\% sobre o valor da nota fiscal, com um mínimo de R$ 3,00 por CTe.

Quais tributos recai sobre o transporte rodoviário de cargas?

Tributação para transportadoras: conheça os principais tributos

  1. IPI – Imposto sobre Produtos Industrializados.
  2. COFINS – Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social.
  3. PIS – Programa de Integração Social.
  4. IRPJ – Imposto de Renda Pessoa Jurídica.
  5. CSLL – Contribuição Social sobre o Lucro Líquido.
LEIA TAMBÉM:   Como escrever autoconhecimento junto ou separado?

Quando a transportadora paga ICMS?

A base para calcular o ICMS será o valor total do serviço prestado. Já a alíquota deste imposto vai depender de onde o transporte está vindo e para onde ele está indo. Quando a origem e o destino do transporte pertencem ao mesmo estado, incide-se a alíquota interna estabelecida pelo próprio estado.

Quando o CTE e isento de ICMS?

3. Acrescenta que a mercadoria é coletada com Ordem de Coleta e, na primeira viagem, é emitido Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) com isenção do ICMS, conforme artigo 149 do Anexo I do RICMS/2000, uma vez que não consegue prever se a mercadoria chegará até o seu destino inicialmente previsto.

Qual a importância do direito tributário nas operações logísticas?

O planejamento tributário, apesar de ser um aspecto mais voltado para a área de contabilidade e também financeira, está bem relacionado à logística. Conseguir isenções e outros benefícios ajuda a alcançar o objetivo de diminuir os custos, tornando-se ainda mais eficiente e mais competitivo no mercado.