Índice
- 1 Quais os impactos negativos da ruptura de estoque e o que fazer para evitá lá?
- 2 Quando identificamos que houve uma ruptura de estoque?
- 3 Quais são os problemas que a ruptura de estoque pode causar na empresa?
- 4 Quais as causas e consequências da ruptura de gôndola?
- 5 O que é ruptura de estoque e como evitar?
- 6 Quais os principais motivos que ocorre para que falte produtos na gôndola prateleiras )?
Quais os impactos negativos da ruptura de estoque e o que fazer para evitá lá?
Dessa maneira, podemos dizer que as principais consequências negativas da ruptura de estoque são:
- o cliente desiste de comprar;
- o consumidor decide comprar em outra loja;
- a pessoa opta por levar um produto de outra marca;
- o cliente sente-se insatisfeito e não volta a comprar naquele negócio.
Quando identificamos que houve uma ruptura de estoque?
Está relacionada à gestão de sortimento e é resultado do que acontece quando o cliente busca por um produto com o qual a loja não trabalha. O cliente já está acostumado a comprar determinado item naquele ponto de venda e percebe que ele está em falta por causa de uma falha de abastecimento ou compra.
O que o varejista pode fazer para prevenir a ruptura de estoque?
O principal fator que pode ajudar a evitar a ruptura do estoque é um ERP. Com ele, é possível controlar todo o processo do seu negócio, desde a compra de mercadoria até frente de caixa. Com ele, é possível registrar o recebimento de produtos, a armazenagem, fazer agendamentos de compra e muito mais.
Como evitar rupturas?
Como evitar as rupturas?
- Controlar o estoque. O controle de estoque é uma das operações mais importantes do dia a dia do varejo e ele também afeta o combate às rupturas.
- Ter processos periódicos para controlar o estoque.
- 3 – Utilizar um sistema de gestão e suas notificações.
Quais são os problemas que a ruptura de estoque pode causar na empresa?
Além do prejuízo financeiro gerado pela perda de vendas, a ruptura de estoque pode causar danos à imagem da empresa — principalmente se for algo recorrente. Ainda existe o custo de perder um cliente e perder em competitividade no mercado — algo que não é tão simples de mensurar, mas que afeta seriamente o negócio.
Quais as causas e consequências da ruptura de gôndola?
Fatores:
- Falta de reabastecimento da gôndola ou equipamento de exposição;
- Número de repositores insuficiente;
- A imprecisão (acuracidade) ou ausência de inventário de estoque que alimente o sistema da empresa com informações confiáveis;
- Atraso da entrega das mercadorias na loja;
Como medir a ruptura de estoque?
O cálculo pode ser feito da seguinte maneira: Itens sem estoque / Total de produtos da loja) x 100 e o resultado será um porcentual que indica a ruptura de estoque em relação ao total de produtos.
Como a ruptura de estoque prejudica o atendimento ao cliente?
O que é ruptura de estoque e como evitar?
A ruptura de estoque está entre uma das causas de insatisfação dos clientes — assim como os preços elevados e o mau atendimento. Para evitar que esse tipo de problema aconteça na empresa, é fundamental contar com um planejamento que contemple tanto a gestão de compras quanto a de estoque.
Quais os principais motivos que ocorre para que falte produtos na gôndola prateleiras )?
Atraso da entrega das mercadorias na loja; A capacidade física dos depósitos e centros de distribuições; Mercadorias avariadas que não podem ir para as Gôndolas; Fornecedor sem produtos para entrega (férias coletivas, falta de matéria prima).
Como evitar rupturas nas gôndolas?
Abaixo, mostramos as principais ações que o trade marketing pode tomar para reduzir a ruptura de gôndola junto aos seus varejistas:
- Tenha dados precisos. É muito fácil encontrar imprecisões ao lidar com o estoque.
- Otimize a previsão de demanda.
- Otimize a comunicação com o varejista.
- Utilize as ferramentas certas.
O que é ruptura de produto?
A ruptura nada mais é do que a falta de produtos nas gôndolas. Quando essa situação acontece, o cliente pode ficar frustrado por não achar o que deseja comprar, o supermercado perde vendas e o fabricante também perde a oportunidade de distribuir seu produto para os clientes finais.