Quais os estagios do desenvolvimento psicossexual?

Quais os estágios do desenvolvimento psicossexual?

De acordo com Freud, as crianças passam por cinco fases de desenvolvimento:

  • I – A fase oral (0 – 1 ano)
  • II – A fase anal (1 – 3 anos)
  • III – A fase fálica (3 – 5 anos)
  • IV – O período de latência (5 anos – puberdade)
  • V- A fase genital (puberdade e vida adulta)

Qual a característica da fase oral do desenvolvimento psicossexual?

A primeira fase do desenvolvimento psicossexual é a fase oral, que vai desde o nascimento até os 18 meses de idade, em que a boca da criança é o foco de gratificação libidinal derivado do prazer de se alimentar no seio da mãe, e da exploração oral do seu ambiente, ou seja, a tendência em colocar objetos na boca.

LEIA TAMBÉM:   O que causa crescimento de pelos no rosto?

Quais os principais teoricos da psicologia do desenvolvimento?

Enfocamos também, de forma sintética, ideias centrais de seis impor- tantes teóricos da Psicologia, para compreensão do desenvolvimento huma- no: Sigmund Freud, Anna Freud, Erik Erikson, Jean Piaget, L. S. Vigotski e Henri Wallon.

Quais são as perspectivas do desenvolvimento humano?

Serão apresentadas cinco teorias ou modelos no âmbito do desenvolvimento humano. Essas teorias ou modelos são (1) a teoria biológica do desenvolvimento; (2) a teoria cognitiva do desenvolvimento; (3) a teoria emocional do desenvolvimento e (4) a teoria social do desenvolvimento.

O que é a fase fálica?

Na fase fálica que ocorre dos três aos cinco anos, a área erógena fundamental do corpo é a zona genital. Freud sustenta que nessa fase o pênis é o órgão mais importante para o desenvolvimento, tanto dos homens quanto das mulheres, por isso Freud é fortemente criticado e acusado de ser falocêntrico.

Quais as principais características da fase do desenvolvimento de Freud que representa a adolescência?

Na teoria de desenvolvimento psicossexual de Freud, a adolescência é marcada pela fase genital. Nessa fase, haveria um retorno ao complexo de Édipo, que surge na fase fálica.

LEIA TAMBÉM:   Como se da o transporte de substancias nas plantas?

Como Freud classifica o desenvolvimento?

Desenvolvimento da personalidade, os conhecimento de Freud, o desenvolvimento da personalidade sobre a influência da infância, as fases universais do desenvolvimento, a fase oral, a fase anal, a fase fálica, fase de latência, fase genital.

Que filósofo foi o precursor da psicologia do desenvolvimento?

Piaget
Piaget foi um dos primeiros psicólogos influentes no estudo do desenvolvimento das habilidades cognitivas. Sua teoria sugere que o desenvolvimento prossegue por meio de um conjunto de estágios desde a infância até a idade adulta e que existe um ponto final ou objetivo.

Quais são as principais teorias da psicologia?

Nesse texto vamos mostrar algumas das abordagens que são mais utilizadas na psicologia, confira abaixo!

  • Terapia Cognitivo Comportamental.
  • Psicanálise.
  • Behaviorismo.
  • Psicologia Humanista.
  • Análise Junguiana ou Psicologia Analítica.
  • Levando seus tratamentos para um próximo patamar.

O que é o processo de desenvolvimento humano?

O que é Desenvolvimento Humano O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser.

LEIA TAMBÉM:   O que ocorreu no Golfo do Mexico?

O que é a psicologia do desenvolvimento humano?

O desenvolvimento humano refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico. O desenvolvimento mental é uma construção contínua. Estas são as formas de organização da atividade mental que vão se aperfeiçoando e se solidificando. Algumas dessas estruturas mentais permanecem ao longo de toda a vida.

Quais as características da fase fálica?

Acontecendo entre os 4 aos 6 anos, a fase fálica se trata da construção da formação do reconhecimento. Nisso, a criança buscará ser aceita pelos outros, especialmente os pais, valorizada, amada e ter provisões. Mesmo tão jovem a criança se torna capaz de sentir prazer nos genitais, o pênis ou o clitóris.