Quais os efeitos colaterais da carboplatina?

Quais os efeitos colaterais da carboplatina?

E incluem: reações de anafilaxia/anafilactóides (reações alérgicas graves), hipotensão (pressão baixa), broncoespasmos (chiado no peito) e pirexia. Reações de hipersensibilidade podem ocorrer em poucos minutos após administração intravenosa da carboplatina.

Para que serve a carboplatina?

Carboplatina solução injetável está indicado no tratamento de estados avançados do carcinoma de ovário de origem epitelial (incluindo tratamentos de segunda linha e paliativo em pacientes que já tenham recebido medicamentos contendo cisplatina).

Qual a diferença entre cisplatina e carboplatina?

Carboplatina apresenta eficácia semelhante à cisplatina na maioria das aplicações clínicas, porém, o uso de carboplatina é mais adequado em pacientes com função renal comprometida, pois não exige hidratação com grandes volumes; ainda, pacientes com alto risco de neurotoxicidade e ototoxicidade toleram melhor …

Como a carboplatina age no organismo?

A carboplatina age na medula óssea suprimindo a produção das células do sangue (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas). Esta supressão depende da dose (quanto maior a dose, menos células no sangue).

LEIA TAMBÉM:   Qual a funcao do detergente enzimatico?

Qual o tipo de ligação formada pela platina na cisplatina?

Os principais adutos formados entre a Cisplatina e o DNA são dos seguintes tipos: (a) monofuncionais: cada átomo de platina faz uma ligação com o DNA. (b) bifuncionais: cada platina se liga em duas posições ao DNA. Estas ligações podem ocorrer na mesma fita do DNA (intrafita) ou em fitas diferentes (interfitas).

Quanto tempo a quimioterapia age no organismo?

Geralmente, os medicamentos chamados de citotóxicos, que são os que atacam células que se proliferam rapidamente (bastante utilizados no tratamento do câncer), possuem um tempo de duração dos efeitos entre horas e poucos dias. Já no caso dos anticorpos, este tempo é mais longo, variando de muitos dias a meses.