Quais os alimentos que contem antocianina?

Quais os alimentos que contêm antocianina?

Maçã, jabuticaba e açaí são outros alimentos ricos em antocianina. Além de morangos, cerejas, amoras e mirtilos, outros alimentos também são fontes de antocianina. O açaí, por exemplo, é rico em fibras, vitaminas C e E e em generosas quantidades do antioxidante.

Como extrair antocianinas?

É comum o emprego de soluções acidificadas como álcool, acetona, água e misturas de acetona/álcool/água têm sido usadas para a extrair antocianinas (JU; HOWARD, 2003).

Onde as antocianinas estão presentes?

As antocianinas podem ser encontradas em numerosas famílias de plantas cultivadas: Vitaceae (uva), Rosaceae (cereja, ameixa, framboesa, morango, amora, maçã, pêssego, etc.), Solanaceae (tamarindo, batata), Saxifragaceae (groselha preta e vermelha), Ericaceae (mirtilo, oxicoco), Cruciferae (repolho roxo, rabanete).

Quanto custa a comercialização de antocianinas?

O custo de comercialização de antocianinas isoladas e quimicamente puras é muito alto (um miligrama de antocianina pode custar, até mais de 1.000 dólares).

LEIA TAMBÉM:   O que diferencia a alta Corte americana da Suprema Corte brasileira?

Quais são os métodos de caracterização de antocianinas?

Métodos ópticos como UV-Vis são ferramentas complementares muito úteis para a caracterização de antocianinas. Identificações de antocianinas individuais exigem métodos mais avançados como CLAE, espectroscopia RMN e espectrometria de massas.

Qual a ação antioxidante das antocianinas?

Essa ação antioxidante das antocianinas tem várias consequências, sendo algumas interessantes e favoráveis, como sua ação protetora nos brotos vegetais e em diversos processos metabólicos com benefícios à saúde.

Qual a melhor ferramenta para a detecção de antocianinas?

Para a detecção da presença de antocianinas em um vegetal, um simples teste utilizando-se cromatografia em papel pode ser suficiente. Métodos ópticos como UV-Vis são ferramentas complementares muito úteis para a caracterização de antocianinas.