Índice
Quais mudanças ocorreram na Europa que marcaram o início da era Moderna?
A transição da Idade Média para a Idade Moderna foi marcada por inúmeras mudanças na Europa: o comércio se intensificou, as cidades se desenvolveram, a burguesia se tornou um grupo social muito poderoso, enquanto a nobreza e o clero perderam prestígio.
Quais as razões que faz com que a Revolução Francesa seja um marco que separa a Idade Moderna da Idade Contemporânea?
O desenvolvimento de ideais baseados na racionalidade e na defesa de que todos os homens são iguais levou a acontecimentos como a Revolução Francesa. A queda da Bastilha foi, inclusive, o marco que pôs fim a Idade Moderna e iniciou a fase contemporânea da História.
Quais são as características marcantes da era moderna?
Entre suas principais características, podemos mencionar o humanismo, o racionalismo, o desenvolvimento cultural e científico; Reformas religiosas: no aspecto religioso, a ascensão do Humanismo, entre outros fatores, teve impacto nas críticas à Igreja Católica, que culminaram com a Reforma Protestante no século XVI.
Como se estruturou a economia na Idade Moderna?
Economia na Idade Moderna. O aumento da população, ocasionado pelo fim das guerras contra os bárbaros e pela diminuição das epidemias, e o crescimento das cidades favoreceram o desenvolvimento comercial ocorrido a partir do século XV. Dessa maneira se estruturou o mercantilismo, prática econômica que originou o capitalismo.
Qual é o período da Idade Moderna?
Resumo da Idade Moderna A Idade Moderna é o período da história que se localiza entre a Idade Média e a Idade Contemporânea, entre a decadência do feudalismo e a emergência do capitalismo.
Como os homens do Renascimento se manifestaram na Idade Moderna?
Os homens do Renascimento se sentiam o centro do Universo, expondo sua própria personalidade ao mundo que os circundava, procurando leis de equilíbrio e de harmonia para imitá-la na vida e na arte. A renovação do humanismo e do Renascimento transforma convenções, ideias, ambientes e cria a base cultural que se irá manifestar na Idade Moderna.
Será que a cronologia tradicional é a era contemporânea?
Já a influente corrente histórica marxista, por sua vez, compreende que o que a cronologia tradicional vê como a Era Contemporânea é, em realidade, a Era Moderna, tendo a Idade Média terminado apenas com a derrubada dos últimos soberanos absolutistas no século XVIII.