Quais movimentos Henry Thoreau influenciou?

Quais movimentos Henry Thoreau influenciou?

Um século após a sua morte, as ideias de Thoreau serviram também de inspiração para o movimento hippie e o lema “Paz e Amor” dos jovens que contestavam os valores tradicionais da sociedade de consumo e a hegemonia do complexo econômico-militar.

O que foi o movimento de desobediência civil nos EUA Quais foram os protagonistas nesta fase E o que realizaram?

É uma ação caracterizada pela não-violência e visa a transformação social. Essa ideia foi desenvolvida inicialmente por um ativista norte-americano do século XIX chamado Henry David Thoreau, que manifestou sua insatisfação com os impostos cobrados para financiar a Guerra Mexicano-Americana.

Quem foi Henry D Thoreau E o que você entendeu de suas ideias?

Ele defendia que ninguém deve submeter sua consciência a medidas que não aprova. Assim, para Thoreau, a consciência de cada um, e não a decisão da maioria, deveria ser o norte para as ações do Estado. A posição de Thoreau e a sua negativa em pagar os impostos que financiariam a guerra fizeram com que ele fosse preso.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona a cota diaria do Bilhete Unico?

O que foi a desobediência civil de Gandhi?

Resumidamente, a desobediência civil visa substituir o discurso de protesto pela ação exemplar. Gandhi incorporou à noção de desobediência civil o caráter de não-violência. A desobediência civil é feita de atos pacíficos e seus praticantes não reagem à repressão quando a ela são submetidos.

Como funcionava a desobediência civil proposta por Mahatma Gandhi?

Uma das formas de desobediência civil incentivadas por Gandhi foi a de motivar as pessoas a produzirem sua própria roupa e a não comprar as roupas produzidas pelos ingleses. Para dar o exemplo, Gandhi passou a carregar consigo um tear manual, que utilizava para produzir suas próprias roupas.

O que são ideias de desobediência civil e não violência?

O conceito de não-violência está ligado às estratégias de desobediência civil como forma de luta contra leis consideradas ofensivas e humilhantes. O princípio básico é o reforço da noção de cidadania através do direito dos cidadãos de rejeitar leis injustas sem que seja adotada a utilização de violência.