Quais impostos incidem sobre arrendamento mercantil?

Quais impostos incidem sobre arrendamento mercantil?

Conforme explicamos anteriormente sobre a tributação do arrendamento mercantil no Brasil, o arrendatário pode deduzir as contraprestações pagas ao arrendador do IRPJ e CSLL; os encargos de depreciação do bem arrendado podem ser deduzidos apenas pelo arrendador, tendo em vista que é este quem possui a sua propriedade.

Como escriturar NF de leasing?

Emissão do Documento Fiscal

  1. a) Fornecedor para o Banco: Nota fiscal de venda. CFOP 5.101/5.102. Destaque de “ICMS” (quando devido).
  2. b) Fornecedor para Arrendatário: Para entrega da mercadoria para empresa. Nota fiscal com o CFOP 5.949/6.949.
  3. c) Arrendatário: Nota Fiscal de Entrada de bem – Leasing. CFOP: 1.949/2.949.

Qual imposto incide sobre leasing?

O leasing financeiro caracteriza-se como efetiva operação financeira e o tributo incidente sobre ele é o IOF, não o ISS.

Qual a diferença entre leasing operacional e financeiro?

O leasing financeiro é a operação de arrendamento mercantil que transfere ao arrendatário substancialmente todos os riscos inerentes ao uso do bem arrendado. No IFRS 16 CPC06 (R2), estão contemplados para as arrendadoras o leasing financeiro e o leasing operacional, não existindo tal distinção para as arrendatárias.

LEIA TAMBÉM:   Por que nao podemos comer alimentos em latas amassadas?

O que é faturamento leasing?

É uma operação entre pessoas jurídicas realizada através de contrato pelo qual o arrendador cede o uso de um ou mais bens ao arrendatário, mediante o pagamento prestações periódicas, sendo dada ao arrendatário a opção de compra dos bens.

O que é o leasing financeiro?

Quando falamos de operações de parcelamento, financiamento, empréstimo ou crédito um dos tipos que existem no Brasil é o leasing, que tem o nome técnico de arrendamento mercantil. De forma resumida, o leasing funciona como uma operação semelhante a um aluguel, mas com opção de compra do bem no final de seu contrato.

Como são tributáveis os aluguéis ou arrendamentos?

São tributáveis como aluguéis ou arrendamentos os rendimentos decorrentes da ocupação, do uso ou da exploração de bens corpóreos, tais como: aforamento, locação ou sublocação, arrendamento ou subarrendamento, direito de uso ou passagem de terrenos, seus acrescidos e suas benfeitorias, inclusive construções de qualquer natureza;

Quais as obrigações fiscais do arrendamento tradicional?

LEIA TAMBÉM:   Como fazer uma crianca crescer The Sims 4?

As obrigações fiscais do arrendamento tradicional começam logo no momento em que o senhorio comunica o contrato de arrendamento às Finanças, altura em que tem de pagar o Imposto do Selo no valor de 10\% sobre a renda mensal prevista no contrato. Este imposto é devido por cada contrato que faça. 2 IRS

Qual a opção do arrendatário para comprar o imóvel?

No contrato de arrendamento, o arrendatário recebe a opção de, ao final do período estipulado, comprar o bem (que até então continua sendo propriedade do arrendador). Se decidir exercer essa opção, ele poderá usar uma parte do que já foi pago até então como abatimento do valor da compra.

Qual o conceito de arrendamento?

O arrendamento é um tipo de contrato semelhante ao de aluguel, mas que o arrendatário pode, ao final do contrato, adquirir o bem. Além disso, o conceito possui correlação com o termo “renda”, então, nessa modalidade, subentende-se que o bem será usado para gerar renda ao arrendatário.