Quais grupos formavam a sociedade na America Espanhola antes da independencia?

Quais grupos formavam a sociedade na América Espanhola antes da independência?

A estrutura social da América Espanhola colonial estava dividida em chapetones (espanhóis) no topo; criollos (filhos de espanhóis que nasceram na América e não detinham os mesmos privilégios que os chapetones) no centro; e índios, mestiços e afrodescendentes na base da pirâmide.

Qual era a base da sociedade colonial espanhola?

Na base da sociedade colonial espanhola, estavam os mestiços, índios e escravos. Os primeiros realizavam atividades auxiliares na exploração colonial e, dependendo de sua condição social, exerciam as mesmas tarefas que índios e escravos.

Quais grupos etnicos formavam a sociedade colonial?

A população era formada por brancos (senhores de engenho), índios catequizados, negros africanos escravizados e mestiços. A sociedade colonial brasileira foi constituída em um modelo patriarcal, onde o homem não era somente o chefe de família, mas também o dono de tudo.

LEIA TAMBÉM:   O que um programador iniciante deve aprender?

Quais eram os cinco grupos que formavam a sociedade colonial na América Espanhola?

O principal artifício utilizado na obtenção da América espanhola foi a violência. Espanhóis e nativos se enfrentaram durante algum tempo. A colonização da Espanha construiu uma sociedade que seguiu a estrutura de exploração que foi herdada e toda sociedade era dividida em chapetones, criollos, mestiços e índios.

Quem na América espanhola era escravo?

Os escravos africanos eram minoria, concentrando-se nas regiões centro-americanas. A população indígena foi responsável por grande parte da mão de obra empregada nas colônias espanholas.

Como era a escravidão na Espanha?

A produção artesanal indígena foi permitida, porém passou a ser controlada pela burocracia espanhola na colônia. Esse “sistema de obrajes” representava, na prática, uma forma de explorar a mão de obra indígena, forçado a trabalhar por seis meses, durante os quais recebia um pequeno pagamento.

Quais as principais características da colonização espanhola?

A colonização espanhola na América se caracterizou pela modificação da estrutura política, econômica e religiosa das sociedades que habitavam naquele território. Os espanhóis introduziram no continente americano uma nova religião, idioma, organização econômica e social.

LEIA TAMBÉM:   Qual o mecanismo de acao dos Anti-inflamatorios glicocorticoides esteroides?

Qual era a representação dos criollos dentro da sociedade colonial?

– Os criollos eram os brancos nascidos na América e descendentes dos espanhóis. Compunham uma camada social rica e proprietária de terras, contudo não possuíam os mesmos privilégios dos chapetones.

Qual é a etnia do povo brasileiro?

De um modo geral, podemos dizer que a composição étnica brasileira é basicamente oriunda de três grandes e principais grupos étnicos: os indígenas, os africanos e os europeus. Dentre as etnias africanas que vieram para o Brasil, destacam-se os bantos, os sudaneses e outras populações.

Quais são os três principais grupos étnicos?

O Brasil é um país com grande diversidade étnica, sua população é composta essencialmente por três principais grupos étnicos: o indígena, o branco e o negro.

Quem eram os criollos na sociedade colonial espanhola?

Os filhos dos chapetones, que fossem fruto de duas pessoas brancas, eram chamados de criollos e possuiam uma condição econômica abastada e podiam ser comerciantes, também podiam possuir a propriedade de terras e a exploração da força de trabalho nativa e escrava.

LEIA TAMBÉM:   Como o protetor bucal deve ficar na boca?

https://www.youtube.com/watch?v=VEV_nT3K6P0