Quais foram os aí?

Os Atos Institucionais (AI) foram diplomas legais baixados pelo poder executivo no período de 1964 a 1969, durante a ditadura militar brasileira. Entre 1964 a 1969 foram decretados 17 atos institucionais, regulamentados por 104 atos complementares.

Quais os principais Atos Institucionais e suas características?

Os principais atos institucionais foram os cinco primeiros, emitidos entre 1964 e 1968, uma vez que, por meio deles, construiu-se a institucionalização do regime. Entre eles, o Ato Institucional nº 5 foi o mais famoso porque iniciou o momento de maior violência da Ditadura Militar, os conhecidos “anos de chumbo”.

Quais foram os 5 primeiros Atos Institucionais?

Resumo dos atos institucionais do Regime Militar

  • Atos Institucionais. Os Atos Institucionais são as normas elaboradas no período de 1964 a 1969, que permitiram a institucionalização e radicalização do regime militar.
  • O Ato Institucional de 1964.
  • AI-2 (1965)
  • AI-3 (1966)
  • AI-4 (1966)
  • AI-5 (1968)
LEIA TAMBÉM:   Quanto a composicao dos juizes do TEDH?

O que determinavam os Atos Institucionais de números 1 2 e 5?

Do AI-1 ao AI-5: a institucionalização do regime militar e sua radicalização. A fim de perseguir e punir esses grupos, foi editado o AI-5, que suspendeu o direito ao habeas corpus e permitiu ao Presidente da República decretar estado de sítio e praticar intervenção nos estados sem limites constitucionais.

Qual foi o pior Ato Institucional?

O Ato Institucional Número Cinco (AI-5) foi o quinto de dezessete grandes decretos emitidos pela ditadura militar nos anos que se seguiram ao golpe de estado de 1964 no Brasil. O AI-5, o mais duro de todos os Atos Institucionais, foi emitido pelo presidente Artur da Costa e Silva em 13 de dezembro de 1968.

Qual era a função dos Atos Institucionais?

Durante os anos de 1964 e 1969, o regime militar utilizou a edição de Atos Institucionais para impor decisões que visavam garantir a permanência dos militares no poder.

Que foram os Atos Institucionais?

Normas elaboradas no período de 1964 a 1969, durante o regime militar. Foram editadas pelos Comandantes-em-Chefe do Exército, da Marinha e da Aeronáutica ou pelo Presidente da República, com o respaldo do Conselho de Segurança Nacional. Esses atos não estão mais em vigor.

Quantos aí tiveram?

Houve 17 atos institucionais, decretados entre 1964 e 1969. Esses documentos institucionalizaram o regime militar no Brasil, estabelecendo restrições a direitos civis e políticos. Foram signatários normalmente a cúpula do Executivo e os comandantes militares.

Quais foram os principais pontos do AÍ 1?

Entre seus primeiros poderes, o AI-1 determinava que o governo militar poderia cassar mandatos legislativos, suspender os direitos políticos (por dez anos) ou afastar do serviço público todo aquele que pudesse ameaçar a segurança nacional.

Quais são os cinco Atos Institucionais?