Quais foram as rotas das especiarias?

Quais foram as rotas das especiarias?

Com o fim das Cruzadas, criou-se a Rota das Especiarias, que cruzava o Oriente Médio e chegava à Europa a partir dos comerciantes venezianos. Os árabes detinham o monopólio dessa rota e Veneza se tornou o centro do comércio europeu. Esse foi o início da produção de especiarias no nosso território.

Quais as especiarias que os europeus?

As mais procuradas, no século XV, eram a pimenta-do-reino, o cravo, a canela e a noz-moscada. Nativas da Ásia, eram difíceis de obter, portanto, extremamente caras. Eram usadas até mesmo como moeda e, segundo Nepomuceno, constituíam “dotes, heranças, reservas de capital e divisas de um reino.

O que era o chamado comércio das especiarias?

As especiarias abrangem um vasto leque de produtos comerciais, na sua maioria de origem vegetal, e uma minoria de origem animal, que são utilizados como condimentos da cozinha, nas mezinhas, como mascatórios, excitantes ou drogas, para perfumar ou para tingir produtos.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer quando um aplicativo apresenta falhas continuamente?

Em que ano foi feita a rota das especiarias?

A rota marítima para a Índia contornando África, pelo Cabo da Boa Esperança, foi descoberta em 1497 por Vasco da Gama, e transformou-se em uma nova rota de comércio. Este comércio – que moveria a economia mundial desde o fim da Idade Média até aos tempos modernos – marcaria a era de domínio europeu no Oriente.

Por que as rotas de especiarias eram importantes?

Perfumes, cosméticos, tinturas, até mesmo o sabão eram produtos raríssimos nos mercados europeus. Quem tinha condições de oferecer tais produtos incomuns alcançava fortuna imediata. É assim que portugueses junto a Espanha, França, Países Baixos, Reino Unido e outros vão localizar os produtos em seus pontos de origem.

Quais eram as especiarias que os europeus compravam?

As principais são: pimenta, gengibre, cravo, canela, noz moscada, açafrão, e ervas aromáticas.

Quais as especiarias que os europeus buscavam na região das Índias?

Desde aquela época, a Índia é origem das especiarias mais usadas, como o gengibre, pimenta-do-reino, cravo-da-índia, açafrão, cúrcuma e cardamomo. As ilhas Molucas, na Indonésia (conhecidas como “Ilhas das Especiarias”) são fonte da noz-moscada e cravo. A canela é originária do Sri Lanka e da China.

LEIA TAMBÉM:   O que pode substituir a risperidona?

Quais eram os produtos mais cobiçados pelos europeus?

Especiarias como canela, cravo, gengibre, pimenta e noz-moscada, que eram usadas na alimentação, na conservação de alimentos e na produção de remédios e perfumes. Esses produtos eram muito cobiçados pelos europeus, pois seu comércio rendia muito dinheiro.