Quais despesas sao dedutiveis do Imposto de Renda?

Quais despesas são dedutíveis do Imposto de Renda?

Organize-se. Todos os gastos declarados precisam ser comprovados.

  • Declaração completa ou simplificada? São duas as formas existentes de declaração: a completa e a simplificada (que permite um desconto único de 20\% do imposto devido).
  • Saúde.
  • Educação.
  • Dependentes.
  • Pensão alimentícia.
  • Previdência Privada.
  • Doações.
  • Como declarar gastos com alimentação?

    Obviamente, as despesas referentes à viagem como passagem, hospedagem e alimentação não podem ser descontadas. Para evitar fraudes, a Receita Federal faz um cerco pesado aos lançamentos contidos na declaração, portanto guarde recibos e notas fiscais e sempre peça para incluírem seu nome completo e CPF por quem emitir.

    Como é cobrado o imposto sobre os alimentos?

    Isso significa que o imposto COFINS cobrado sobre os alimentos são direcionados aos cofres públicos para contribuir com a previdência social, saúde pública ou assistência social. Essa parte do dinheiro, teoricamente, vai para um local onde fica guardada, de modo a ser aplicada para o bem da própria população.

    LEIA TAMBÉM:   Quanto se paga de imposto de renda na venda de um imovel?

    Por que as pessoas desconhecem a quantidade de tributos inseridos no consumo?

    Olenike ainda destaca que as pessoas desconhecem a quantidade de tributos inseridos no consumo, inclusive nos alimentos. Um dos fatores é a ausência de legislação que obrigue a apresentação desses dados na embalagem do produto.

    Qual é o tributo sobre o produto industrializado?

    Enfim, isso é cobrado, e quem paga somos nós, consumidores. A sigla para esse tributo é Imposto sobre Produto Industrializado, que incide sobre os alimentos porque absolutamente quase tudo o que é relacionado a comida é industrializado, ainda que minimamente.

    Qual a contribuição social para a produção do alimento?

    O PIS (Programa de Integração Social), a Cofins (Contribuição para o Financiamento de Seguridade Social), o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias), o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), a contribuição previdenciária, o imposto de renda e a contribuição social sobre o lucro incidem nas várias etapas de produção do alimento.