Quais cidades do Brasil ja apresentaram chuva acida?

Quais cidades do Brasil já apresentaram chuva ácida?

No Brasil, a cidade de Cubatão, na região da Serra do Mar do Estado de São Paulo, é o exemplo mais conhecido de área que sofreu muito com chuvas ácidas. Foi considerada pela ONU, em 1980, como a cidade mais poluída do mundo.

Qual a principal substância que provoca o fenômeno propriamente dito chuva ácida?

A chuva ácida é composta por ácidos concentrados, como o óxido de enxofre, de carbono, de nitrogênio e dióxidos de enxofre. Esses óxidos reagem com a água, formando ácidos. O ácido mais forte que compõe a chuva ácida é o ácido sulfúrico, formado pela reação entre os óxidos de enxofre e a água.

Quando ocorreu chuva ácida no Brasil?

A concentração de gases enviados à atmosfera como monóxido de carbono, dióxido de enxofre e benzeno ultrapassavam mil toneladas ao dia. A chuva ácida em São Paulo, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), já atingiu um pH de 4,6 no período entre os anos de 1983 e 1985.

LEIA TAMBÉM:   Como lidar com crianca insatisfeita?

Quando ocorreu a primeira chuva ácida?

O termo chuva ácida foi usado pela primeira vez pelo químico e climatologista inglês Robert Angus Smith em 1852, que usou para descrever, por meio de um estudo, a situação vivenciada em Manchester no Reino Unido, quando ocorreu precipitação com elevada acidez no período da Revolução Industrial.

Em qual das regiões a seguir discriminadas existe maior possibilidade de ocorrência de chuvas ácidas?

As chuvas ácidas tendem a ocorrer nas áreas onde há maior adensamento populacional urbano, além da grande concentração de atividades industriais. Os principais registros da ocorrência desse fenômeno no território brasileiro são das regiões Sul e Sudeste, notadamente a partir de meados da década de 1970.

Quais são os combustíveis fósseis que contribuem para a ocorrência da chuva ácida?

Quando não é natural, a chuva ácida é provocada principalmente pela ação das fábricas e dos carros que queimam combustíveis fósseis, como o carvão e o petróleo. Ao queimar combustíveis fósseis, os automóveis e as indústrias liberam na atmosfera um grande número de poluentes.

LEIA TAMBÉM:   Como tirar certificado CPA-10?

O que é chuva ácida como ela se forma?

O aumento da acidez na chuva ocorre principalmente quando há um aumento na concentração de óxidos de enxofre e nitrogênio na atmosfera. Estes óxidos e o óxido de carbono são chamados de óxidos ácidos, porque em contato com a água (neste caso água de chuva) formam ácidos.