Quais ativos nao sao abrangidos pelas regras do CPC 31?

Quais ativos não são abrangidos pelas regras do CPC 31?

R: Os ativos não abrangidos pelas regras do CPC 31 são: · Imposto de renda diferido ativo (Pronunciamento Técnico CPC 32 – Tributos sobre o Lucro); · Ativos provenientes de benefícios a empregados (Pronunciamento Técnico CPC 33 – Benefícios a Empregados); · Ativos financeiros no alcance do Pronunciamento Técnico CPC 48 …

Como é constituído o passivo?

Em contabilidade, o passivo corresponde ao saldo das obrigações devidas, enquanto no ativo se representam os bens e direitos que pertencem a uma determinada entidade. O passivo é a coluna da direita num balanço patrimonial. Passivo propriamente dito (passivo exigível) e patrimônio líquido (passivo não exigível).

Qual conta pertence ao passivo?

Podemos citar como contas da categoria passivo circulante as obrigações com funcionários (salários, 13º, férias e outros encargos trabalhistas), impostos (IPTU, IPVA, IRPJ), aluguel, pagamento de fornecedores, empréstimos, financiamentos e saldos devedores.

Qual o conceito de passivo?

LEIA TAMBÉM:   Pode usar nebacetin em bebe?

Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa. Ou seja, tudo o que gera valor econômico para esse negócio, por exemplo, contas a receber, estoque, maquinários, veículos etc.

Qual é a diferença entre ativo e passivo?

Qual é a diferença entre ativo e passivo? Mas para entender melhor o que é passivo de uma empresa, é fundamental falarmos também um pouco sobre o seu ativo. Assim, se o passivo representa os gastos que um negócio tem para se manter, o ativo representa os seus recursos. Nesse conceito, estão incluídos todos os direitos e bens de uma empresa.

Quais são os passivos da empresa?

Em seguida, considere também os passivos, como vimos, as obrigações da empresa, como fornecedores que precisam ser pagos, os salários dos funcionários, financiamentos, entre outros. Ao somar tudo o que tem como ativo você obtém um valor em dinheiro.

Qual a diferença entre passivo e não circulante?

Dessa forma, assim como acontece como o ativo, o passivo também pode ser dividido entre circulante e não circulante. passivo circulante: são as contas que a empresa precisa pagar no curto prazo. Assim, podemos citar valores relativos a salários, fornecedores, custos com marketing, alguns empréstimos, entre outros;

O que diz o CPC 31?

O CPC 31 esclarece que a entidade deve classificar um ativo não circulante como mantido para venda se o seu valor contábil será recuperado, principalmente, por meio de transação de venda em vez do uso contínuo.

O que é uma operação descontinuada?

Uma operação descontinuada pode ser definida como bem de ativo não circulante à venda, que podem gerar despesas e receitas durante sua descontinuidade. A pesquisa caracteriza-se como bibliográfica e documental.

Quando a entidade deve classificar um ativo como circulante?

A entidade deve classificar os seus passivos financeiros como circulantes quando a sua liquidação estiver prevista para o período de até doze meses após a data do balanço, mesmo que o prazo original para sua liquidação tenha sido por período superior.

Quando se deve reconhecer o ativo imobilizado?

Reconhecimento do Ativo: Um ativo deve ser reconhecido sempre que for provável a geração benefícios econômicos futuros para a empresa por meio dele, e quando for possível determinar o seu custo ou valor em bases confiáveis.

Quais os atributos um ativo deve ter para ser classificado é registrado como um ativo mantido para venda?

O ativo ou o grupo de ativos a ser classificado como mantido para a venda deve ser mensurado no reconhecimento inicial pelo valor mais baixo entre o que seria seu valor contábil, caso não tivesse sido assim classificado (por exemplo, o custo), e o valor justo menos as despesas de venda.

LEIA TAMBÉM:   Qual o significado de trabalho forcado?

O que é o CPC 33?

Classificação, contabilização de planos de contribuição definida e introdução aos planos de benefício definido.

O que é o CPC 30?

O CPC 30 (2012) explica que quando os serviços acontecerem por etapas durante um período específico de tempo, o reconhecimento da receita se dá pelo método linear durante este período, caso não haja outro método melhor para representar o estágio de execução da transação.

O que são resultados líquidos de operações continuadas e operações descontinuadas?

O que é Resultado Líquido Operacional? Esse resultado é obtido após a redução de valores dos impostos sobre as vendas e, se houver, devoluções efetuadas por clientes. Como a palavra “operacional” refere-se às atividades principais da empresa, no Resultado Líquido Operacional apenas constam as suas vendas.

Qual é o objetivo do CPC 33 benefícios a empregados?

O objetivo da contabilização dos planos de benefício definido é refletir adequadamente o valor justo dos ativos e passivos dos planos, o custo (não o valor dos pagamentos) é reconhecido no resultado no período em que os benefícios são adquiridos pelos funcionários.

Quando o passivo deve ser classificado como circulante?

O passivo deve ser classificado como circulante quando satisfizer qualquer dos seguintes critérios: espera-se que seja liquidado durante o ciclo operacional normal da entidade; está mantido essencialmente para a finalidade de ser negociado; deve ser liquidado no período de até 12 (doze) meses após a data do Balanço; ou.

Como classificar o ativo?

Os ativos não circulantes podem ser dividido em quatro grupos: Realizável a longo prazo. Investimentos….Cada um deles será explicado mais detalhadamente a seguir.

  1. Ativo Realizável a longo prazo.
  2. Investimentos.
  3. Imobilizado.
  4. Intangível.