Quais as siglas da Educacao Especial?

Quais as siglas da Educação Especial?

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) é um serviço da Educação Especial que organiza atividades, recursos pedagógicos e de acessibilidade, de forma complementar ou suplementar à escolarização dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados …

Qual o processo de inclusão?

A educação Inclusiva é o processo de inclusão dos portadores de necessidades especiais ou de distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino. Em se tratando da busca de uma sociedade inclusiva, faz-se necessário pensar em atividades de inclusão para além do ambiente escolar.

O que significa tá na Educação Especial?

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que perpassa todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento educacional especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular (BRASIL.

LEIA TAMBÉM:   Em quais condicões a segunda lei de Newton nao e valida?

O que é Educação Especial e inclusiva?

Na educação especial, o ensino é totalmente voltado para alunos com deficiência. Já na educação inclusiva, todos os alunos com e sem deficiência têm a oportunidade de conviverem e aprenderem juntos. O que difere, entretanto, é o atendimento, que passa a ser de acordo com as necessidades individuais de cada aluno.

Quais as modalidades da Educação Especial?

a) Atendimento Educacional Especializado (AEE); b) Profissionais de apoio (profissional de apoio escolar e intérprete); c) Acessibilidade arquitetônica e pedagógica; d) Formação de professores.

Quais as caracterizações dos alunos para a Educação Especial?

Como principais resultados, foi possível identificar estudantes do sexo feminino e masculino, com idade entre 18 e 40 anos. Entre as necessidades específicas foram identificadas: baixa visão, deficiência auditiva, deficiência física e Síndrome de Asperger.

O que é o processo de inclusão escolar?

E a inclusão escolar é um movimento mundial que prevê a integração de alunos com necessidades educacionais especiais em sala de aula e visa garantir que – de modo igualitário e dentro de um mesmo contexto escolar – toda criança possa usufruir das mesmas experiências e condições de aprendizagem dos demais alunos.

LEIA TAMBÉM:   Como e a internet em Dubai?

O que é inclusão escolar resumo?

A inclusão educacional constitui a prática mais recente no processo de universalização da educação. Ela se caracteriza em princípios que visam à aceitação das diferenças individuais, à valorização da contribuição de cada pessoa, à aprendizagem através da cooperação e à convivência dentro da diversidade humana.

Como é a Educação Especial no Brasil?

A Educação Especial é definida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em seu capítulo V, artigo 58, como: “[…] a modalidade de educação escolar, oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos portadores de necessidades especiais” (BRASIL, 1996).

O que é Educação Especial e Inclusiva PDF?

Educação inclusiva é o processo que ocorre em escolas de qualquer nível preparadas para propiciar um ensino de qualidade a todos os alunos independentemente de seus atributos pessoais, inteligências, estilos de aprendizagem e necessidades comuns ou especiais.