Quais as principais consequencias do nao tratamento de agua de uma caldeira?

Quais as principais consequências do não tratamento de água de uma caldeira?

Como conseqüência, temos a diminuição da transferência de calor, aumento no consumo de combustível e queda na produção de vapor, podendo até mesmo causar o rompimento de tubulações devido ao superaquecimento.

Por que uma caldeira não deve nunca ficar seca?

Condensado pode-se tornar corrosivo, pela presença no vapor de gases tais como oxigênio, dióxido de carbono, amônia, dióxido de enxofre e gás sulfídrico. O oxigênio é o principal agente corrosivo em linhas de condensado. Na mesma concentração que o dióxido de carbono, sua taxa de corrosão é de seis a dez vezes maior.

Quais as consequências da utilização da água de alimentação de uma caldeira sem tratamento para sua estrutura e funcionamento?

Desta forma, no momento da sua utilização (evaporação) a sua parte líquida irá vaporizar, mas os outros componentes irão reagir e de diversas formas. Essas reações irão gerar gases dissolvidos, que irão precipitar na forma de lodo ou poderão se incorporar (incrustações) as partes metálicas.

LEIA TAMBÉM:   Qual o objetivo da teoria de Taylor?

Porque é necessário tratar a água da caldeira?

O tratamento de caldeira permite o controle da qualidade da água. Ao reduzir o nível de oxigênio e de sais presentes, evita-se a corrosão do equipamento; Tratamento de caldeira permite o emprego de polímeros sintéticos em caldeiras de baixa e média pressão.

Quais problemas a água pode causar nas caldeiras?

Se a água utilizada na caldeira não estiver com parâmetros físico-químicos dentro das faixas exigidas pelos fabricantes, podem ocorrer problemas como corrosão, corrosão localizada e incrustação. A corrosão, seja geral ou localizada (“pitting”), basicamente causa a redução da quantidade de material.

Como controlar uma caldeira?

Já o método mais eficaz de controle da corrosão dentro da caldeira é a desaeração adequada da água, ou seja, remoção de oxigênio da água, visto que essa remoção reduz drasticamente o potencial de corrosão. Essa remoção é geralmente realizada com o uso de desaeradores.

Quais os principais riscos de uma caldeira?

O emprego de caldeiras implica na presença de riscos dos mais diversos: explosões, incêndios, choques elétricos, intoxicações, quedas, ferimentos diversos, etc.