Quais as etapas referenciadas pelo programa de manejo integrado de pragas?

Quais as etapas referenciadas pelo programa de manejo integrado de pragas?

Para implementar o MIP algumas etapas a serem seguidas são:

  • Avaliação do ecossistema: conheça as pragas da cultura e qual seu nível pelo monitoramento;
  • Tomada de decisão: com o monitoramento e o nível de dano econômico saiba qual é o momento certo para efetuar o controle;

Quais são as etapas de um programa de MIP?

Para o desenvolvimento e a implementação do MIP, são necessárias três etapas básicas: (1) avaliação do agroecossistema, (2) tomada de decisão e (3) seleção dos métodos de controle a serem adotados.

Quais os fundamentos do MIP?

Os fundamentos do MIP baseiam-se em quatro elementos principais: na exploração do controle natural, dos níveis de tolerância das plantas aos danos causados pelas pragas, no monitoramento das populações (pragas e inimigos naturais) para tomadas de decisão e na biologia e ecologia da cultura e de suas pragas.

Quais são os componentes do manejo integrado?

Componentes do MIP: Os componentes de um programa de MIP são: diagnose (ou avaliação do agroecossistema), tomada de decisão e seleção dos métodos de controle (estratégias e táticas do MIP).

LEIA TAMBÉM:   Como e realizado a ostomia?

Por que o feromônio é uma ferramenta indispensável é bastante promissora para a implementação de um programa de MIP?

Os feromônios são, de fato, ferramentas elegantes e seguras para o controle de insetos. É possível controlar populações de insetos por meio da manipulação da comunicação sexual, sem afetar adversamente outros organismos benéficos.

Como funciona o Manejo Integrado de pragas?

O Manejo Integrado de Pragasou MIP, tem se tornado uma alternativa bastante eficaz no combate de pragas. As lavouras são muito afetadas pelas pragas, o que tira o sono de qualquer agricultor.

Qual a tecnologia utilizada para o controle de pragas?

É o caso da tecnologia Bt (Bacillus thuringiensis) utilizada em cultivares de milho, soja, algodão e cana-de-açúcar. Neste método, existe um conjunto de leis, decretos e portarias federais ou estaduais que obrigam a adoção de medidas de controle de pragas.

Como aumentar o retorno do controle de pragas?

Quando o preço do produto sobe, o retorno (ou benefício) do controle de pragas também deve aumentar, pois o produtor deve investir mais no controle de pragas, para reduzir mais os danos e obter maior produção e maior lucro.

LEIA TAMBÉM:   Qual o custo de um banheiro?

Qual é o controle biológico sobre as pragas?

É a ação de inimigos naturais sobre as pragas, contribuindo na redução do nível populacional. O controle biológico pode ser natural, clássico ou aplicado. O natural visa a conservação dos inimigos naturais presentes na área agrícola. Para isso, é importante o uso de inseticidas seletivos, como alguns inseticidas naturais .