Quais as diferencas entre as taxas e os impostos?

Quais as diferenças entre as taxas e os impostos?

As contribuições têm semelhanças com as taxas e também com os impostos. Assim como as taxas, elas têm uma destinação específica, mas, diferentes destas, o valor a ser cobrado varia de acordo com a renda do contribuinte, aproximando as contribuições dos impostos.

Quais são os tributos?

Resumidamente, os tributos são as cobranças obrigatórias pagas em dinheiro a partir de uma transação financeira, seja a compra de um carro ou imóvel, venda de produtos ou serviços, etc. Tributo indireto: quando são aplicados no valor final de produtos e serviços.

Quais são os impostos e as contribuições?

Impostos, Taxas ou Contribuições são diferentes e neste post vamos abordar justamente o que significa cada um deles. É um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente publico, seja ele municipal, federal ou estadual.

LEIA TAMBÉM:   Qual a vantagem de se usar um sistema informatizado?

Qual a destinação dos impostos?

A destinação dos recursos recolhidos pelos impostos nem sempre é específica. Em relação aos tipos de impostos, eles podem incidir sobre o patrimônio, como o IPTU e o IPVA, sobre a renda, como o Imposto de Renda, e sobre o consumo, como o IPI, cobrado dos produtores, e o ICMS, que é pago pelo consumidor.

Quais são os tipos de impostos cobrados?

Em relação aos tipos de impostos, eles podem incidir sobre o patrimônio, como o IPTU e o IPVA, sobre a renda, como o Imposto de Renda, e sobre o consumo, como o IPI, cobrado dos produtores, e o ICMS, que é pago pelo consumidor. Quase sempre os impostos são cobrados em conjunto, como vimos há pouco.

Qual é o conceito de impostos?

Agora vamos falar do conceito de impostos: trata-se de uma quantia em dinheiro paga aos municípios, estados ou União para custeio das despesas de administração e investimento dos governos. A destinação dos recursos recolhidos pelos impostos nem sempre é específica.