Quais as consequencias de uma gravidez na adolescencia para a jovem e sua familia?

Quais as consequências de uma gravidez na adolescência para a jovem e sua família?

A evasão escolar, sentimentos de insegurança, medo, e em alguns casos, até de alegria podem evidenciar situação nova. Assim, com a descoberta da gravidez, são desencadeadas repercussões que afetam tanto a adolescente quanto seu contexto social e familiar.

De quem é a culpa da gravidez na adolescência?

Segundo o relatório, “a gravidez na adolescência não é resultado de escolhas, mas da ausência delas e também de circunstâncias que vão além do controle das meninas. É a consequência de famílias desestruturadas, pouco ou nenhum acesso à escola, emprego, informação e cuidados de saúde.

O que a sociedade pensa sobre a gravidez na adolescência?

LEIA TAMBÉM:   O que significa a elasticidade preco da demanda elasticidade cruzada da demanda e Elasticidade-renda da demanda?

A ocorrência de gravidez na adolescência é um fato rotineiro e comum nessa classe social. As colegas das jovens entrevistadas, suas irmãs e, em alguns casos, a própria mãe são ou foram mães adolescentes. Constata-se uma valorização da maternidade, onde ser mãe equivale a assumir um novo status social, o de ser mulher.

Como a gravidez na adolescência pode ser evitada?

A camisinha é um dos melhores métodos contraceptivos, pois ela é oferecida gratuitamente nos postos de saúde e é a única que evita a gravidez e ainda protege contra doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite, AIDS e sífilis, por exemplo.

Qual é a gravidez na adolescência?

Veja alguns dados sobre a gravidez na adolescência no Brasil e ao redor do mundo: 7,3 milhões de adolescentes se tornam mães a cada ano ao redor do mundo, das quais 2 milhões são menores de 15 anos; no ano de 2010 um relatório divulgado por um órgão ligado à ONU indica que 12\% das adolescentes entre 15 e 19 anos tinham pelo menos um filho;

Qual é a adolescência?

A adolescência é um período da vida rico em manifestações emocionais, caracterizadas por ambiguidade de papéis, mudança de valores e dificuldades face à procura de independência pela vida.

LEIA TAMBÉM:   Como Eva Mendes e Ryan Gosling se conheceram?

Qual a taxa de natalidade entre adolescentes?

A alta taxa de natalidade entre adolescentes é mais presente, na maioria dos casos, entre jovens pobres e com menos escolaridade, segundo dados do IBGE. O número de meninas adolescentes com filhos diminuiu na última década.

Como a vida de adolescentes muda quando se tornam mães?

A vida de adolescentes muda quando se tornam mães. Segundo o Ministério da Saúde, em 66\% dos casos a gravidez é indesejada. Ter que se preocupar com uma outra vida não é a unica causa dessa mudança, preconceito e rejeição pela idade são comuns na sociedade e até no ambiente familiar.

Qual o perfil das adolescentes que se torna mãe ainda jovens em sua opinião que outras consequências podem trazer a gravidez na adolescência?

(2010) apontam outros fatores familiares que podem contribuir para a gravidez na adolescência. Famílias desestruturadas pelo desemprego, falta de condições sócio- econômico e cultural, falta de amor e diálogo, excesso de conflitos interpessoais e o uso de drogas lícitas e ilícitas.

Qual o papel da família na gravidez na adolescência?

Nesse período de grandes mudanças na rotina, o apoio da família é essencial. Para os avós, a chegada do bebê também gera alterações em sua rotina de vida, pois auxiliam nos cuidados da criança e percebem a importância de doar carinho, amor, atenção e educação ao neto.

LEIA TAMBÉM:   Como funciona caucao no cartao de credito?

O que fazer para evitar a gravidez na adolescência?

Principais formas de prevenção

  1. Camisinha.
  2. Pílula anticoncepcional.
  3. Implantes (DIU Hormonal, de Cobre e Implante subcutâneo)
  4. Pílula do dia seguinte.
  5. Métodos naturais (tabelinha)

Qual a gravidez na adolescência?

A gravidez na adolescência é considerada de alto risco e implica em mais complicações. A adolescente não está preparada nem física nem mentalmente para ter um bebê e assumir a responsabilidade da maternidade.

Qual a Idade da adolescência?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a adolescência é o período da vida da pessoa que compreende entre os 10 e os 19 anos de idade. Em alguns casos a adolescência é interrompida quando a jovem engravida.

Quais são as consequências das mamães adolescentes?

Em geral, os estudos revelam uma série de circunstâncias pelas quais as mamães adolescentes passam: – Medo de serem rejeitadas socialmente: uma das consequências da adolescência e a gravidez, é que a jovem se sente criticada pelas pessoas do seu meio e tende a se isolar do grupo.

Como as mamães adolescentes têm filhos com menos de 15 anos?

– as mamães adolescentes têm filhos com mais problemas de saúde e transtornos de desenvolvimento. – nos casos de gravidezes de meninas com menos de 15 anos, o bebê têm mais possibilidades de nascer com más formações.