Quais as competencias de um diretor de escola?

Quais as competências de um diretor de escola?

Cabe a ele liderar, coordenar e conduzir o trabalho coletivo e colaborativo para garantir a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes em todos os aspectos de seu desenvolvimento. Conhecer as características pedagógicas próprias das etapas e modalidades de ensino que a escola oferece.

Como deve ser a atuação de um diretor que esteja pautado no ideal de democracia e cidadania?

O gestor democrático deve desempenhar uma liderança que impulsione a autoconstrução, o compromisso, responsabilidade e qualidade de forma criativa no processo educacional. Enfim, a característica principal de um bom líder na educação são seus princípios e os seus ideais como educador.

Como deve ser o perfil de um diretor de escola?

O gestor escolar precisa ter uma boa capacidade de planejamento. Ele deve saber escolher muito bem quais os professores e funcionários que melhor se encaixam no perfil da escola, bem como o material didático mais adequado, e estar consciente dos objetivos finais do ensino e da aprendizagem.

Quais competências devem ser desenvolvidas pelos diretores?

– Agir e incentivar pessoal e coletivamente, com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência, a abertura a diferentes opiniões e concepções pedagógicas, tomando decisões com base em princípios éticos, democráticos, inclusivo, sustentáveis e solidários, para que o ambiente de aprendizagem possa refletir …

LEIA TAMBÉM:   O que uma duzia?

Qual o papel do diretor na gestão burocrática?

Dessa forma o diretor assume um papel meramente burocrático de executor de tarefas. Ao transformar a escola em uma instituição gerencialista, o diretor reproduz um modelo tecnicista, a partir das concepções por ela impregnadas nas práticas gestoras.

O que é um diretor democrático?

É ao diretor que todos os componentes da equipe levam suas idéias, seus desejos e seus problemas, daí a necessidade de ser uma pessoa aberta ao diálogo, firme, calma, capaz de encorajar nas horas de desânimo e de estimular nos momentos de entusiasmo, porém com prudência. …