Porque o menisco e curvo?

Porque o menisco e curvo?

O MENISCO é a curva que se forma na superfície de um líquido perto da superfície do recipiente que o contém, causada pela tensão superficial. Os meniscos CÔNCAVOS se formam quando as partículas do líquido são atraídas mais fortemente pelo recipiente (adesão) do qual o contém do que se atraem entre si (coesão).

O que é o menisco e qual sua função?

Os meniscos são como amortecedores, absorvendo até 60\% do peso do corpo sobre os joelhos. Outra função muito importante, que está relacionada ao impacto, é a de corrigir as incongruências dos ossos do joelho.

O que é um menisco côncavo Convexo é plano?

O menisco é a curva vista na parte superior de um líquido em resposta ao seu recipiente e pode ser côncavo ou convexo. Convexo (mercúrio em vidro) é produzido quando as moléculas do líquido são menos atraídas pelas outras de mesma origem (força de coesão) do que pelas moléculas do recipiente.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as funcões publicas de interesse comum?

Qual é a parte superior do menisco convexo?

B: A parte superior dum menisco convexo. A linha indica o nível correcto de medição. O menisco (do grego mene, ‘lua’, diminutivo iskos, ‘meia-lua’) é a curva que se forma na superfície dum líquido perto da superfície do recipiente que o contém ou doutro objecto, causada pela tensão superficial.

Quais são os tipos de menisco?

Existem dois tipos de menisco: o côncavo e o convexo. Na imagem, o côncavo é o A e o convexo é o B. As linhas pontilhadas indicam a frase correta ao ler uma medição de volume. Fonte: Cutler via Wikipedia.

Como fazer a medida do menisco?

A medida deve fazer-se tendo o menisco ao nível dos olhos (para eliminar o erro de paralaxe) e no centro do menisco, ou seja, a parte superior dum menisco convexo ou o fundo dum menisco côncavo. Os fabricantes de material de vidro de laboratório e outras ferramentas calibram as suas marcas de medida tendo em conta o menisco.

Quais são os sintomas da ruptura do menisco?

Atribui-se a isso sua rica inervação e seu complexo movimento de rotação. Outros sintomas comuns na ruptura do menisco incluem inchaço por gerarem reação inflamatória intensa, chamada peri meniscite e bloqueio (travamento), especialmente em lesões mais complexas como os flaps e alça de balde.

O que é um menisco?

O menisco é uma cartilagem responsável pelo amortecimento do joelho. Cada joelho tem dois meniscos: um medial (na parte interna) e um lateral (na parte externa). A lesão de menisco pode ocorrer em jovens ou em pessoas mais velhas.

Como devemos fazer a leitura de volumes corretamente?

1. Após a medição do volume do líquido, escoa-se o líquido pelo líquido da proveta, lenta-mente, com a ajuda de uma vareta. 2. A quantidade de líquido vertida é inferior à leitura efectuada, pois fica sempre um pouco de líquido agarrado à parede da proveta.

Por que o menisco é lido?

O menisco ocorre devido à tensão superficial no líquido e deve ser lido ao nível dos olhos. Para um menisco côncavo, o volume correto será lido na parte inferior da curva. Para um menisco convexo, o oposto é verdadeiro e a leitura correta estará no topo da curva.

Por que o Mercúrio tem um menisco convexo?

Alguns líquidos, como o mercúrio, têm um menisco convexo porque o oposto é verdadeiro – as moléculas do líquido são atraídas mais fortemente entre si do que as paredes do recipiente. Então, em vez de escalar as paredes, eles se amontoam no meio, afastando-se das laterais do contêiner.

LEIA TAMBÉM:   Quais as responsabilidades de uma mae?

Como medir a massa do menisco?

Na medida dum ângulo de contacto, a forma dos meniscos mede-se com uma balança ou opticamente com uma câmara digital. Na medida duma tensão superficial, a sonda de medida tem um ângulo de contacto de zero e a tensão superficial pode obter-se medindo a massa do menisco.