Porque a farmacoeconomia e tao importante para o sistema de saude nos dias atuais?

Porque a farmacoeconomia é tão importante para o sistema de saúde nos dias atuais?

A farmacoeconomia pode constituir-se num importante instrumento de auxilio à tomada de decisões, pois introduz nos serviços de saúde, entre os profissionais, a racionalidade econômica, como o intuito de complementar a clínica.

Qual a utilidade da farmacoeconomia na seleção de medicamentos?

A farmacoeconomia é a aplicação da economia ao estudo dos medicamentos otimizando os gastos financeiros sem prejuízo ao tratamento do paciente. Diferentes estudos farmacoeconômicos podem ser empregados, sendo que os principais são: minimização de custo, análise custo-utilidade, custo-benefício e custo-efetividade.

Qual é a importância da Assistência Farmacêutica?

A Assistência Farmacêutica é um conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva e tem como objetivo, assegurar o acesso da população aos medicamentos de qualidade contribuindo para o uso racional.

LEIA TAMBÉM:   Qual tipo de cancer e Hereditario?

O que são os programas estratégicos disponibilizados pelo Ministério da Saúde?

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), são considerados como estratégicos todos os medicamentos utilizados para tratamento das doenças de perfil endêmico, cujo controle e tratamento tenham protocolo e normas estabelecidas e que possuam impacto sócio-econômico.

Quais são as decisões deste tipo?

As decisões deste tipo podem incluir aspectos como a aquisição de matérias-primas, a concessão de uma licença a um funcionário, o fornecimento de mercadorias a funcionários, entre outros cenários. Na vida cotidiana, essas decisões podem incluir tomar café pela manhã, comer aveia com frutas ou escovar os dentes após o almoço.

Quais são as decisões não programadas?

As decisões não programadas são frequentemente decisões que envolvem situações únicas, tornando-as menos estruturadas que as decisões programadas. Eles geralmente são mais complicados, pois não existe uma situação antiga que possa ser aplicada a esse cenário específico.

Como diferenciar decisões de risco de outros tipos de decisão?

Nesses tipos de decisões, geralmente há uma probabilidade de que o resultado seja muito sério ou catastrófico. O que diferencia as decisões de risco de outros tipos de decisão é a possibilidade de um ou mais resultados indesejados que devem ser levados em consideração.

LEIA TAMBÉM:   Pode dar cloreto de magnesio para cachorro?

Qual é o efeito dessas decisões?

Geralmente, o efeito dessas decisões afeta diretamente a vida pessoal do indivíduo. Uma decisão pessoal deve ser tomada pelo próprio indivíduo, uma vez que não pode ser delegada a outras pessoas, por mais próximas que sejam. As escolhas sobre possíveis tratamentos médicos para uma doença são um bom exemplo desse tipo de decisão.