Por que uma rede eletrica apresenta sempre folga entre dois postes?

Por que uma rede elétrica apresenta sempre folga entre dois postes?

Por outro lado, uma rede elétrica apresenta sempre folga entre dois postes para evitar uma tração e possível ruptura no fio, quando ele diminui de comprimento com a diminuição de temperatura.

Por que os cabos de uma rede elétrica aérea apresentam folgas entre os postes?

Os cabos de uma rede elétrica aérea apresentam folgas entre os postes ou torres para evitar uma tração excessiva ao se contraírem quando a temperatura cai, podendo causar ruptura dos fios e interrupção no fornecimento de energia, formando assim “barrigas” entre uma torre e outra.

Por que os fios de transmissão não são completamente distendidos?

Nas linhas de transmissão, o cabo irá variar sua temperatura de acordo com o valor de corrente elétrica percorrida por ele no momento (perda por efeito Joule) e também devido a temperatura ambiente. Quanto mais aquecido o cabo estiver, mais irá se dilatar, e quanto mais frio estiver, mais irá se esticar.

LEIA TAMBÉM:   O que que e saque ATM?

Porque os fios de energia nunca são colocados esticados entre os postes?

Tal espaçamento é justamente por causa da dilatação que esses materiais irão sofrer em dias muito quentes ou noites muito frias. Vale lembrar que os materiais não dilatam da mesma forma, mesmo sendo submetidos ao mesmo valor de temperatura, pois cada um possui um coeficiente de dilatação diferente do outro.

Por que os fios de energia dos postes não são muito esticados?

Porque os fios têm barriga?

Entre dois pedaços consecutivos de trilho há um espaço. Essa distância deixada entre os trilhos de ferro e a “barriga” deixada nos fios são consequências da dilatação dos sólidos. A dilatação linear de um corpo ocorre em uma dimensão, como ocorre em um fio submetido a aquecimento.

Como funciona os fios de alta tensão?

A eletricidade passa tanto por dentro quanto por fora do fio. Esse vaivém forma a onda que transporta metade da energia sob a forma de uma corrente elétrica. A outra metade é transmitida pelo campo magnético criado ao redor do fio: ele acompanha a onda e se reveza com ela para conduzir a força.