Por que o monopolista nao opera produz na parte inelastica da curva de demanda?

Por que o monopolista não opera produz na parte inelástica da curva de demanda?

Monopolista não atua na parte inelástica porque nessa parte a Rmg é negativa e como Cmg=Rmg , o Cmg é negativo. É importante ressaltar que o monopolista terá um maior poder de monopólio quando o equilíbrio estiver mais próximo do EPD=1, ou seja, quanto mais elástico menor é o poder do monopolista.

Quais os fatores determinam o grau de poder de monopólio que uma empresa poderá ter?

O poder de monopsônio de uma empresa depende das características do mercado referentes ao “lado dos compradores”. Três características básicas afetam o poder de monopsônio: (1) a elasticidade da oferta de mercado, (2) o número de compradores, e (3) o tipo de interação entre os compradores.

LEIA TAMBÉM:   O que um shampoo nao pode ter?

Qual a diferença entre monopolista e monopolista?

QUESTÃO CERTA: Um monopolista maximiza o lucro na parte elástica da demanda, operando com markup maior do que um. Monopolista não atua na parte inelástica porque nessa parte a Rmg é negativa e como Cmg=Rmg , o Cmg é negativo.

Como ocorre a maximização do monopólio?

Errado, a maximização do monopólio ocorre quando Rmg=Cmg. Porém, é preciso lembrar de que, no monopólio, o preço é exorbitante. Ou seja, o monopolista irá cobrar o maior preço que a demanda pode suportar. Ou seja, a quantidade ofertada não é igual ao ponto em que Cmg=Demanda (Rme).

Quando ocorre a maximização dos lucros do monopólio?

A maximização dos lucros de qualquer estrutura de mercado (inclusive o monopólio) ocorre quando RECEITA MARGINAL = CUSTO MARGINAL. A curva de Rmg do monopólio está abaixo da curva de demanda e é mais inclinada. A quantidade a ser produzida para se manter o equilíbrio e o lucro é até o cruzamento da Rmg com o Cmg.

Qual a diferença entre monopólio e concorrência perfeita?

A questão tenta confundir o conceito de monopólio e concorrência perfeita. Na concorrência perfeita o preço é igual custo marginal e igual a receita marginal já no monopólio essa igualdade só se dá entre a receita marginal e o custo marginal.

Porque uma firma monopolista opera com preços acima do custo marginal?

Isso ocorre pois o monopolista conseguirá vender todas as unidades cuja demanda inversa for maior que o custo marginal e manter a diferença. Assim, ele absorve todo o excedente que pode ser gerado pelo mercado, e não existe peso morto.

Como o monopolista encontra o preço que maximiza o lucro para seu produto é por que o monopolista não pode cobrar o preço que bem entender explique?

Para um monopolista, o preço excede o custo marginal. O lucro é igual à receita total menos o custo total. O monopolista receberá lucro econômico sempre que o preço for maior que o custo total médio. Em contraste com uma firma competitiva, o monopólio determina um preço acima do custo marginal.

Quanto maior a elasticidade da procura maior é o preço do monopolista acima do seu custo marginal?

Na Microeconomia, e analisando o mercado monopolista, quanto maior for a elasticidade-preço da demanda de um bem, menor será a capacidade da empresa monopolista de fixar o preço do bem acima do seu custo marginal. Um monopolista é ineficiente no sentido de Pareto porque produz mais que o nível competitivo de produção.

LEIA TAMBÉM:   Qual a vantagem de ter uma conta PAN?

Quais são exemplos de concorrência monopolística?

O mercado de livros, de discos, de restaurantes e barzinhos são exemplos de concorrência monopolística. Um livro é um livro, mas um livro de Jorge Amado não substitui um outro de Paul Krugman. O mesmo acontece com os discos; se o consumidor aprecia música clássica,ele não substitui facilmente um disco de Mozart por um disco de Djavan.

Qual a diferença entre demanda elástica e demanda inelástica?

As diferenças entre a demanda elástica e inelástica podem ser traçadas claramente pelos seguintes motivos: Demanda Elástica é quando uma pequena mudança no preço de um bem causa uma mudança maior na quantidade demandada. Demanda inelástica significa uma mudança no preço de um bem, não terá um efeito significativo sobre a quantidade demandada.

Como calcular a elasticidade da demanda?

A elasticidade da demanda pode ser calculada como uma mudança percentual no preço da mercadoria para a variação percentual no preço, se o coeficiente de elasticidade da demanda for maior que, igual a 1, então a demanda é elástica, mas se for menor que um diz que a demanda é inelástica. Quando a demanda é elástica, a curva é superficial.

Qual a concorrência perfeita do monopólio?

Mas sob concorrência perfeita P = MC. Isso mostra que, sob as mesmas condições de custo e demanda, o preço do monopólio é superior ao preço competitivo. Além disso, um monopolista pode cobrar preços diferentes para o mesmo produto dos diferentes compradores ao mesmo tempo, mas um vendedor competitivo não pode fazê-lo.