Por que o meu dinheiro no Tesouro Direto esta diminuindo?

Por que o meu dinheiro no Tesouro Direto está diminuindo?

É possível perder dinheiro no Tesouro Direto. Mas o prejuízo ocorre só em caso de resgate antecipado. Isso acontece porque, entre a data da compra e a do vencimento, o preço do título vai variar seguindo as condições de mercado e as expectativas para a taxa de juro. Essa variação de preço se chama marcação a mercado.

Porque o saldo do Tesouro Direto está caindo?

Essa perda só se concretiza se você vender seu título durante esse período. Muitas vezes, as pessoas se apavoram com a desvalorização do preço de mercado e acabam vendendo o título antes do prazo de vencimento, ou seja, realizando o resgate antecipado, na tentativa de evitar um prejuízo ainda maior.

Como os títulos do Tesouro são difíceis de entender?

Titulos do Tesouro são dificil de entender para muita gente. Manchetes como “os preços dos títulos do tesouro americano caem com o ataque à inflação” e “Grécia emite títulos do Tesouro a juros mais altos” significam pouco para aqueles que não estão acostumados.

LEIA TAMBÉM:   Quanto vale uma moeda de 1 cruzado 1986?

Quais são os títulos do Tesouro Nacional?

Os títulos do tesouro nacional, ou mais popularmente, títulos públicos, nada mais são do que um tipo de investimento que pessoas físicas ou jurídicas podem fazer diretamente junto ao Governo.

O que é o Tesouro Direto?

O que é o Tesouro Direto? O Tesouro Direto foi criado pelo governo federal em 2002 pelo Tesouro Nacional e a bolsa de valores brasileira, a B3. O programa teve o propósito de facilitar a compra e a venda de títulos públicos por pessoas físicas. A partir disso, todo o processo passou a ser feito pela internet e de modo bastante acessível.

Quando você aplica em um papel do Tesouro Direto?

Quando você aplica em um papel do Tesouro Direto, automaticamente tem liquidez. É possível resgatar os valores a qualquer momento, com recebimento da quantia em D+1. Apesar dessa característica, podem ocorrer perdas nos casos do Tesouro prefixado e Tesouro IPCA+, como já destacado. Há a tributação de IR que segue a tabela regressiva.