Por que na Grecia Antiga a democracia nao era para todos?

Por que na Grécia Antiga a democracia não era para todos?

Contudo, como todos os regimes políticos, a democracia ateniense tinha limitações. Em primeiro lugar, apenas os cidadãos tinham direitos políticos; ora, como estes eram apenas cerca de 40 mil, ficava de fora uma grande massa de gente, como as mulheres, os metecos e os escravos, que constituíam a maioria da população.

Quem tinha direito político em Atenas?

Todo ateniense tinha por direito filiar-se a uma determinada tribo na qual ele participaria na escolha de seus representantes políticos no governo central. Somente os homens livres, de pai e mãe ateniense, maiores de 18 anos e nascidos na cidade eram considerados cidadãos.

Em que se baseava a economia grega?

A economia dos gregos baseava-se no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos. O artesanato grego, com destaque para a cerâmica, teve grande a aceitação no Mar Mediterrâneo. As ânforas gregas transportavam vinhos, azeites e perfumes para os quatro cantos da península.

LEIA TAMBÉM:   O que e economia orcamentaria?

Quem tinha direito ao voto em Esparta?

Somente os cidadãos, isto é, os esparciatas com mais de 30 anos, participavam dela. Eles também elegiam os membros da Gerúsia, um conselho de anciãos que faziam as leis da cidade.

Quais são as características da democracia grega?

A democracia ateniense estava baseada em três princípios: isegoria, isonomia, isocracia, ou seja, todos os cidadãos tinham direito à palavra nas assembleias, eram iguais perante à lei e participavam de forma igualitária nas decisões públicas.

Como se apresenta a democracia grega?

Democracia direta É a forma clássica de democracia exercida pelos atenienses. Não havia eleições de representantes. Havia um corpo de cidadãos que legislava. Os cidadãos reuniam-se na ágora, um local público que abrigava as chamadas assembleias legislativas, onde eram criadas, debatidas e alteradas as leis atenienses.

Quais são as principais características da democracia grega?