Por que esta acontecendo essa onda de migracao de venezuelanos para o Brasil?

Por que está acontecendo essa onda de migração de venezuelanos para o Brasil?

A onda migratória sem precedentes dos últimos anos, gerada pela crise econômica, social e política que atravessa a Venezuela, teve como consequência grandes mudanças demográficas que têm transformado o país. Para além dos dramas familiares particulares, esse novo cenário tem graves implicações para o presente e futuro.

Qual país mais recebeu venezuelanos em fuga da crise até agora?

Os principais destinos dos venezuelanos Colômbia, Estados Unidos e Espanha concentram 68\% dos emigrantes venezuelanos, segundo o relatório da OIM. A Colômbia que, assim como o Brasil faz fronteira com a Venezuela, é o destino mais procurado. O país já recebeu 870 mil venezuelanos até abril de 2018.

Porque os venezuelanos preferem ir para a Colômbia no Equador ou o Peru e não para o Brasil?

LEIA TAMBÉM:   Como e feito o exame de progesterona em cadelas?

A Colômbia também leva vantagem na preferência dos venezuelanos que migram por terra por ser um país de língua espanhola, diferentemente dos outros dois países fronteiriços – Brasil e Guiana (onde a língua oficial é o inglês).

Qual a origem da fuga de venezuelanos?

Essa fuga de venezuelanos tem início na crise que o país governado por Nicolás Maduro vem sofrendo nos últimos anos. A Venezuela, que antes era conhecida por suas grandes reservas de petróleo e ouro, que moviam a economia do local, vem passando por protestos desde o momento que o presidente Maduro resolveu redigir uma nova Constituição.

Quais os refugiados venezuelanos que vieram para o nosso país?

Cerca de metade dos 40 mil refugiados venezuelanos que vieram para o nosso país já entraram com um pedido de asilo, o que lhes garante a permanência no Brasil, além de ter acesso a saúde, educação e outros serviços sociais, disponíveis em nosso país.

Quantos venezuelanos deixaram o Brasil?

Nos últimos anos, cerca de 1 milhão de pessoas já deixaram o território venezuelano, de acordo com a pesquisa feita pelo o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados. Como o Brasil está lidando com isto? Desde 2014 o Brasil vem recebendo venezuelanos em seu território.