Por que ciclones tropicais giram no sentido horario no hemisferio sul?

Por que ciclones tropicais giram no sentido horário no hemisfério sul?

No hemisfério Norte, os ventos giram no sentido anti-horário e, no hemisfério Sul, no sentido horário. O que acontece é que o ar quente e úmido (menos denso), que se encontra normalmente sobre as regiões tropicais (regiões de maior ocorrência de terremotos), eleva-se para as camadas superiores da atmosfera.

Como os ciclones se formam?

Em geral, ciclone é uma área de baixa pressão atmosférica. Isso acontece quando o ar se move para cima e, à medida que se afasta da superfície terrestre, provoca queda da pressão atmosférica naquela área. Essa queda atrai o ar de outras áreas, causando ventos que sopram em direção ao centro da formação do ciclone.

O que fazer no caso de um ciclone?

LEIA TAMBÉM:   Quais tributos incidem sobre o resultado?

Durante a passagem do ciclone fique afastado das janelas, reforce portas e janelas, e não saia do abrigo mesmo que o vento acalme, rajadas fortes podem voltar a qualquer momento. Caso seja surpreendido no meio da rua fique longe de árvores, muros e postes, e não se esqueça de proteger a cabeça.

O que deve ser feito para se proteger de um furacão?

Afaste-se de janelas, claraboias e portas de vidro. O maior risco em um furacão é o de detritos voando ou de vidro quebrado. Para se proteger ainda mais, procure deitar no chão abaixo de algo resistente, como uma mesa. A água e a energia elétrica representam risco de eletrocussão durante um furacão.

Como se formam os furacões e tufões?

Tufões, furacões ou ciclones são, essencialmente, o mesmo fenômeno meteorológico: uma tempestade giratória intensa causada pela queda da pressão atmosférica em uma área significativamente menor e sua temperatura ligeiramente maior do que as áreas que a circundam.

Como se formam as tempestades tropicais?

Os meteorologistas chamam de ciclones tropicais os sistemas de ar de baixa pressão que se formam sobre os mares dos trópicos. Quando os ventos giram entre 61 km/h e 116 km/h, tem-se uma tempestade tropical. Os ciclones tropicais passam a ser chamados de furacões ou tufões, quando seus ventos ultrapassam os 120 km/h.