Por que as industrias precisam de mao de obra?

Por que as indústrias precisam de mão de obra?

Para garantir a competitividade, as empresas precisam buscar formas de reduzir custos e, ao mesmo tempo, acompanhar as tendências do mercado em que atuam. Para fazer um bom uso dessas ferramentas, é essencial contar com mão de obra especializada. Para os profissionais, buscar qualificação é uma necessidade constante.

Quais são as indústrias que exigem muita mão de obra?

Exigem mão de obra extremamente qualificada para o desenvolvimento da produção. São exemplos de indústrias de tecnologia de ponta as de informática, telecomunicações, farmacêutico, biotecnologia, produtos eletrônicos, aeroespacial, entre outros.

Qual a importância da gestão de mão de obra?

Para isso, seu planejamento e sua gestão de mão de obra são peças chave fundamentais. Muitas empresas contratam a mão de obra ainda na fase do planejamento e na maioria das vezes não se atenta à qualificação dos funcionários ou até mesmo avalia o perfil de cada um para as tarefas que serão desempenhadas.

LEIA TAMBÉM:   Como fica o financiamento de casa em caso de morte?

Como ficou o Brasil na qualificação da mão de obra?

Em 2015, em uma pesquisa realizada pelo Fórum econômico mundial , o Brasil ficou em 78º lugar na qualificação de mão de obra dentre os 124 países pesquisados e em 15º da América Latina. Os fatores analisados foram educação, distribuição da mão de obra, mercado de trabalho, percepção de negócios e treinamento das empresas, entre outros.

Qual o custo da mão de obra direta do seu negócio?

O resultado é o custo, por hora, da mão de obra direta do seu negócio. Então, digamos que na fábrica de chocolates, o valor total da mão de obra seja R$ 140.000,00 e o número de horas em um mês seja 9.000. Fazendo a divisão, chegamos a um custo de mão de obra direta de R$ 15,55 por hora trabalhada.

Qual a função da mão de obra direta?

Ou seja, são cargos como o de chocolateiro, de encarregado pelos recheios e de embalador. Outra característica da mão de obra direta é que ela permite mensurar, do ponto de vista contábil, a quantidade de mão de obra utilizada para produzir cada mercadoria, o que não é possível no caso da mão de obra indireta, como veremos a seguir.