Por que as folhas das gimnospermas sao no formato de agulha?

Por que as folhas das gimnospermas são no formato de agulha?

As gimnospermas possuem geralmente caules lenhosos, classificados como troncos. Suas folhas, em geral, possuem forma de agulha (aciculadas) e são destinadas à fotossíntese.

Quais são os tipos de folhas encontradas nas gimnospermas e diga sua função?

As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação. Geralmente, essas folhas são encontradas unidas formando uma estrutura denominada estróbilo ou cone.

Quais plantas pertencem as gimnospermas?

São exemplos de gimnospermas as araucárias, cedros, cicas, ciprestes, pinheiros e sequóias. Em geral, essas plantas adaptam-se melhor em climas mais frios e temperados. Acredita-se que existam cerca de 750 espécies de gimnospermas.

LEIA TAMBÉM:   O que e consultor de Saude?

O que significa plantas gimnospermas?

O nome vem do grego: gymnos significa “nu” e sperma quer dizer “semente”. Assim, as gimnospermas são aquelas plantas com sementes que não são protegidas por frutos.

Qual característica permitiu às gimnospermas a conquistar o ambiente terrestre?

A maior evolução desse grupo é a semente que não é envolta por um fruto. A presença da semente permite a dispersão da mesma, processo denominado polinização, e a independência da água para a fecundação devido à formação do tubo polínio, possibilitou, definitivamente, a conquista das gimnospermas no ambiente terrestre.

O que são estróbilos e qual sua função?

Os estróbilos, também conhecidos como cones, são estruturas geralmente confundidas com flores, porém não devem ser assim nomeadas. Encontrados principalmente em gimnospermas, os estróbilos são responsáveis pela formação dos gametas.

Qual é o gameta masculino das gimnospermas?

O gameta masculino, nesse caso, é chamado de anterozoide, e o gameta feminino é a oosfera. Já nas gimnospermas e angiospermas, o gameta masculino é o núcleo espermático, e o gameta feminino também chama-se oosfera. O núcleo espermático encontra a oosfera graças ao desenvolvimento do tubo polínico.

LEIA TAMBÉM:   Quem e o maior imperador de todos os tempos?

Quais são os principais representantes das gimnospermas?

Existem quatro filos com representantes atuais das gimnospermas. O Filo Coniferophyta (coníferas) inclui os pinheiros, araucárias, sequoias, abetos, píceas e ciprestes, apresentando o maior número de espécies. Já o Filo Cycadophyta (cicadófitas) abrange as cicas, plantas que muitas vezes são confundidas com palmeiras.

Qual a característica que permite identificar uma planta como gimnospermas?

As gimnospermas compreendem um grupo de plantas que se caracteriza pela presença de vasos condutores de seiva (xilema e floema) e sementes. Uma das características mais marcantes desse grupo de plantas é ausência de uma proteção da semente, ou seja, elas não possuem um fruto envolvendo essa estrutura.

Qual o tamanho médio das gimnospermas?

A maioria das espécies são altas, podendo atingir mais de 18 metros. Por apresentarem as folhas organizadas em forma de coroa na parte de cima do caule, acabam lembrando as palmeiras. As estruturas reprodutivas ocorrem em plantas diferentes, estando agrupadas em estróbilos próximos ao ápice do caule.