Por que a filosofia nasce na Grecia Cite tres fatores e os explique?

Por que a filosofia nasce na Grécia Cite três fatores e os explique?

A Filosofia grega surgiu a partir da poesia, da religião e das condições sociopolíticas. Essas características eram: poesia, religião e condições sociopolíticas.

Quem era o sujeito na Grécia Antiga e qual a importância do corpo?

Desse modo, Platão compreendia o corpo do homem grego como o responsável pela representação da alma, sendo esta exaltada a partir do mundo conhecido como “mundo das ideias”. Porém, o corpo era partícipe do meio impuro capaz de contaminar a alma.

Como os gregos definiam a Psicologia?

O próprio termo psicologia vem do grego psyché, que significa alma, e de logos, que significa razão. Portanto, etimologicamente, psicologia significa “estudo da alma”.

LEIA TAMBÉM:   Como se chama o piercing no queixo?

Quais são os principais fatores para o surgimento da filosofia?

Dentre esses fatores encontram-se:

  1. O comércio, as navegações e a diversidade cultural.
  2. O surgimento da escrita alfabética.
  3. O surgimento da moeda.
  4. A invenção do calendário.
  5. O surgimento da vida pública (a política)
  6. O surgimento da razão.

Qual foi o motivo do surgimento da filosofia?

A filosofia, como expoente do conhecimento racional pensado de maneira sistemática, surgiu na Grécia em meados do século VI a.C. Essa nova ciência surgiu a partir da necessidade de explicar o mundo de maneira racional.

O que era o sujeito na Grécia Antiga?

Os indivíduos/cidadãos eram iguais perante as leis, e considerados aptos para colaborar com os rumos da sociedade. Todos os cidadãos participavam diretamente das deliberações políticas do governo da polis*. O cidadão grego era um sujeito político ativo.

Como o corpo era visto na Grécia?

Desde a Grécia Antiga, o corpo é encarado como um santuário. Os Jogos Olímpicos representavam essa visão, com toda a beleza de corpos atléticos e vigorosos. Além disso, a Igreja exercia forte influência nessa época, chegando até a extinguir os Jogos Olímpicos. Qualquer culto ao corpo era estritamente proibido.

LEIA TAMBÉM:   O que e reforco do comportamento?

Como os gregos entendiam a alma e qual é a sua relação com o corpo?

Para Aristóteles, a alma e o corpo coincidem de tal modo que um não sobrevive sem o outro. Assim, formam uma unidade substancial na qual a alma é ato perfeito do corpo. Na modernidade, vários filósofos também discutiram sobre o corpo e a alma dentre eles Descartes o qual será tomado como base deste estudo.

Como os gregos entendiam a alma?

Diziam eles que a alma não era um objeto de pensamento entre os gregos, no sentido de que não havia uma proposta racional de pensamento em torno dessa questão, como objeto de pensar, idéia com a qual, a princípio, concordamos.