Pode descontar IR de horas extras?

Pode descontar IR de horas extras?

Matéria já definida pelo STJ. Para o Tribunal da Cidadania incide imposto de renda sobre o pagamento de horas extras, mesmo quando esse direito decorre de acordo coletivo, já que possui caráter remuneratório e, portanto, configura acréscimo patrimonial.

Como funcionam as horas extras?

A remuneração da hora extra será, pelo menos, 50\% superior à hora normal, se trabalhada de segunda a sábado. E 100\% superior, ou seja, o dobro, se trabalhada no domingo ou em algum feriado.

Como funciona a hora extra no sábado?

Para calcular o valor da hora divide-se o valor do salário mensal pelo total de horas trabalhadas no mês, que para o padrão comum é de 220 horas. O percentual de hora extra é de 50\% o valor da hora, ou seja, R$ 2,50; Assim, o valor da hora extra no sábado será de R$ 7,50.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer quando a mulher quer discutir?

Quantas horas podem ser trabalhadas no sábado?

44 horas semanais
A partir daí, é permitido que o empregador solicite que essas 4 horas a mais sejam cumpridas aos sábados, o que totalizará as 44 horas semanais, o limite máximo garantido pela legislação trabalhista. Seguindo este contexto, essas 4 horas de trabalho do sábado são consideradas horas normais e serão remuneradas como tal.

Quanto é o imposto a pagar pelas horas extras?

O imposto a pagar pelas horas extras é assim de 85,5 euros (2 512,62 – 2 427, 12 euros). Ao preencher o campo acima e clicar em “Subscrever” aceita que o Montepio Geral – Associação Mutualista (MGAM) registe e proceda ao tratamento do seu endereço de e-mail para envio de newsletters.

Como funcionam as horas extras no IRS?

Se é trabalhador dependente e a empresa onde trabalha pediu-lhe para fazer horas extras, veja como funciona o IRS nestas remunerações. À semelhança do salário, as horas extras são consideradas rendimentos do trabalho dependente (categoria A), estando assim sujeitas a IRS.

Qual a legislação sobre horas extras?

LEIA TAMBÉM:   Como fazer propaganda de joias?

A legislação sobre horas extras é clara: As horas extras começam a contar após o horário de trabalho normal diário e tem um limite de 2 horas extras diárias ou o número de horas normal em dias de descanso. Em situações esporádicas, estas horas podem ser ultrapassadas, desde que o trabalho semanal não exceda as 48 horas semanais.

Qual o valor a receber pelas horas extraordinárias?

O valor a receber pelas horas extraordinárias conta para a remuneração ilíquida. Por isso, conta para os descontos a fazer para a Segurança Social que são, regra geral, 11\% do salário ilíquido. Prestes a declarar o seu IRS?