Pode declarar neto no Imposto de Renda?

Pode declarar neto no Imposto de Renda?

Filhos e netos podem ser incluídos como dependentes, mas há limitações.

Pode declarar irmão no Imposto de Renda?

Irmão, neto ou bisneto de até 21 anos ou em qualquer idade quando incapacitado física ou mentalmente para o trabalho, ou de até 24 anos se ainda estiver cursando ensino superior ou escola técnica de segundo grau, desde que o contribuinte tenha guarda judicial.

Como declarar companheiro no Imposto de Renda?

Tanto o companheiro, na união estável, quanto o cônjuge, no casamento, podem ser incluídos como dependentes, desde que o casal tenha um filho em comum ou viva junto há mais de cinco anos. A regra vale para uniões homoafetivas e heteroafetivas.

Que despesas podem não ser dedutíveis na declaração do imposto de renda?

LEIA TAMBÉM:   O que e numero do cartao bancario?

DESPESAS QUE PODEM OU NÃO SER DEDUTÍVEIS NA DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA (MODELO COMPLETO) Descrição É Permitida a Dedução? Observação Pensão Alimentícia – judicial Sim Até o limite fixado pela ação judicial Pensão paga por liberalidade Não Pensão alimentícia – sentença estrangeira Sim Desde que homologada pelo STF

Como é deduzido o imposto de renda?

Gastos com despesas médicas que o contribuinte faz em benefício de seus alimentandos e dependentes também podem ser deduzidos da sua declaração do Imposto de Renda, desde que informados da maneira correta na declaração.

Quais são as deduções do imposto de renda de pessoa física?

Deduções do Imposto de Renda Devido – Pessoas Físicas Dependentes para Fins de Dedução do Imposto de Renda Equiparação da Pessoa Física à Pessoa Jurídica Ganho de Capital Apurado por Pessoa Física Imóvel Cedido Gratuitamente Isenções do Ganho de Capital – Pessoa Física Pensão Alimentícia

Como declarar o imposto de renda?

Na hora de declarar o imposto de renda, todas os rendimentos tributáveis do contribuinte são somados pelo programa da Receita, e são aplicadas deduções, seja na base de cálculo, seja no próprio IR devido, diretamente. O contribuinte tem o direito de informar os gastos dedutíveis realizados ao longo do ano-calendário.