Para que e destinado o Imposto de Renda?

Para que é destinado o Imposto de Renda?

Ela serve, basicamente, para informar os rendimentos que foram recebidos, sejam eles, tributáveis ou não tributáveis. Ou seja, mesmo que você não tenha que pagar nada, é importante declarar. sugere, é aplicado sobre a renda. E, em muitos casos, a Receita já retém parte dos ganhos através do Imposto de Renda.

Qual a destinação da quantia arrecadada com o Imposto de Renda?

O valor arrecadado fica a encargo dos governos, para cobrir as demandas citadas acima, em prol do bem-estar da população. De acordo com o site da Receita Federal, o dinheiro é utilizado pelo Governo Federal, e parte dele retorna para os estados e municípios, segundo determinações e critérios previstos em lei.

Qual o efeito desses impostos na sua renda?

Contudo, uma pessoa que ganha bastante não vai sentir tanto o efeito desses impostos na sua renda, pois seus salários são maiores e o tributo não pesa tanto. Já para quem ganha pouco, esse gasto pode pesar no final das contas.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo demora uma entrega de correio?

Quais são os impostos?

Os impostos incidem sobre a renda (salários, lucros, ganhos de capital) e patrimônio (terrenos, casas, carros, etc.) das pessoas físicas e jurídicas. Para que servem e como são usados

Qual o percentual do imposto de renda da pessoa física?

– IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) – incide diretamente no salário dos trabalhadores (desconto na folha de pagamento). Trabalhadores de baixa renda estão isentos (há um teto mínimo para contribuição). Para aqueles que pagam, o percentual fica entre 15\% e 27\%, de acordo com faixa salarial. Este imposto é arrecadado pelo governo federal.

Como são taxados os tributos indiretos?

Os tributos indiretos são taxados igualmente para todos. Ou seja, eles não levam em conta a renda do cidadão, portando o valor é igual para todos. Um exemplo é o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).