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Onde são aplicados os retentores?
O retentor é sempre aplicado entre duas peças que tenham um movimento relativo, por exemplo: entre um eixo que transmite um movimento e a carcaça de sustentação do mancal deste eixo (figura 1). A vedação se dá pelo contato permanente que ocorre entre a aresta do lábio de vedação e o eixo da máquina.
Qual material é feito retentor?
borracha nitrílica
A maior parte dos retentores são de borracha nitrílica. Sua faixa de resistência térmica vai de -40 ºC a 100 ºC, podendo atingir até 110 ºC no pico. A borracha nitrílica é compatível com óleos minerais, graxas, óleo diesel e água.
Como armazenar retentores?
Conservar em local limpo, seco e não muito próximo ao teto, a uma temperatura máxima de aproximadamente de 25º C. Evitar pesos sobre as embalagens. Não pendurar o retentor em pregos ou guardar em caixas de ferramentas.
Como escolher o retentor?
Como escolher os retentores para a sua aplicação? Para que sua aplicação tenha o melhor desempenho, o modelo e o material do retentor devem ter atenção à pressão, temperatura e velocidade angular do sistema onde será aplicado.
Onde fica o retentor de válvulas?
O retentor de válvula fica preso sob pressão, e é localizado em cima do cabeçote e possui um furo, por onde a haste da válvula passa. Ao longo do tempo, a haste realiza movimentos que podem desgastar o retentor de válvula, causando vazamentos para a câmara de combustão.
Para que serve a mola do retentor?
Mola. Tem como principal função compensar a carga radial que o eixo recebe.
O que é o retentor?
Os retentores são peças indispensáveis para a indústria. Possuem diversos tipos de aplicações e promovem a vedação de eixos rotativos, sendo largamente utilizados para a construção de máquinas, veículos e equipamentos. Aliás, podemos dizer que tudo o que se movimenta de maneira mecânica, necessita de um retentor.
O que são os retentores?
De forma resumida: o retentor é um elemento de vedação com função de reter óleos, graxas, sujeiras e demais fluídos em um sistema com eixos. Dessa forma, protegem o sistema de uma contaminação que prejudique o trabalho da máquina. São famosos por compôr sistemas automotivos, como caixa de válvulas.
Como armazenar gaxetas?
Lembre-se de armazenar os retentores dentro de sua embalagem original, em ambientes limpos e arejados, longe de contaminações.
Qual a função da PRE lubrificação na montagem de um retentor?
A pré-lubrificação favorece uma instalação perfeita do retentor no alojamento e mantém uma lubrificação inicial no lábio durante os primeiros giros do eixo. O fluido a ser utilizado na pré-lubrificação deverá ser o mesmo fluido a ser utilizado no sistema, e é preciso que esteja isento de contaminações.
Para que serve o retentor?
Eles servem para vedar e impedir a passagem de óleo e outros fluídos do cabeçote do motor para a câmara de combustão. Além disso, também garante que impurezas como terra e poeira não entrem nas válvulas e comprometam a performance do seu veículo.