Onde e colocado o Portocath?

Onde é colocado o Portocath?

O port-a-cath® é um dispositivo composto por um cateter, posicionado dentro de uma veia calibrosa, geralmente na região do pescoço, e que se conecta a um reservatório que fica abaixo da pele.

Quando usar o port-a-cath?

Os cateteres port-a-cath são indicados para pacientes que precisam de terapia intravenosa frequente e de longa duração. Podem ser utilizados em indivíduos de todas as idades, incluindo crianças, devido ao conforto que promove ao se evitar seguidas punções de acesso.

Quais os cuidados de enfermagem no curativo de um cateter totalmente implantado?

Nos casos de infusão prolongada, a média de troca do curativo varia de três a cinco dias(13,22). Os cuidados de enfermagem incluem assistência pré e pós-operatória, curativos e manuseio do dispositivo, administração de medicamentos e manutenção da permeabilidade(19).

LEIA TAMBÉM:   Como se avalia o pulso arterial em pequenos animais?

Como agulhar Portocath?

Remova a proteção da agulha e insira através da pele e do septo do cateter a um ângulo de 90º com o septo. Foto 02- A partir da parte de trás do introdutor, coloque os dedos um de cada lado, pressione a aba e levante o braço de segurança até que faça um clique. Retire o introdutor.

Onde é colocado cateter para quimioterapia?

O cateter é colocado no centro cirúrgico sob anestesia local com ou sem sedação venosa (administração de remédios na veia para deixar o paciente mais tranqüilo). Geralmente é colocado logo abaixo da clavícula, normalmente do lado direito.

Como ativar um port-a-cath?

Puncionar o ponto médio entre o polegar e o indicador da mão dominante, introduzindo a agulha de Hubber em ângulo reto em relação à pele; 21. Desclampear o sistema e tracionar o êmbolo da seringa para testar o retorno venoso; 22. Aspirar 5mL de sangue e clampear o sistema; 23.

O que é implante de port-a-cath?

O implante de Port-o-Cath para a quimioterapia é um grande aliado à terapia multimodal preconizada para o câncer, podendo o cateter ser considerado em pacientes que necessitem de medicação quimioterápica por longo período.

LEIA TAMBÉM:   Como melhorar no jogo 8 Ball Pool?

Quais os cuidados devemos ter com acesso venoso periférico em Oncologia?

Cuidados com o acesso venoso periférico

  1. Sempre lavar as mãos antes de entrar em contato com o paciente;
  2. Verificar se o acesso está bem fixado na pele;
  3. No momento do banho, proteger o acesso e evitar com que caia água no local – isso pode ser feito com plástico;

Quem pode puncionar o Portocath?

O Parecer nº 030/09, do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal, afirma que a punção de cateter tipo Port-a-Cath® deve ser realizada pelo Enfermeiro, haja vista a necessidade de conhecimentos técnicos aprofundados (CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL, 2009).

Quantas sessões de quimioterapia cair o cabelo?

A queda de cabelo (alopecia) ocorre porque a quimioterapia afeta principalmente células que se multiplicam com frequência, como as do cabelo. O mais comum é ele começar a cair depois da terceira ou quarta sessão, e pode se soltar aos poucos ou em grandes tufos.