O que significa dinheiro confiscado?

O que significa dinheiro confiscado?

O confisco da poupança consiste na retenção temporária dos depósitos realizados em cadernetas de poupança. No Brasil, ele já aconteceu no passado, e foi um evento marcante na histórica econômica brasileira. O confisco aconteceu em 1990, durante o governo do então-presidente Fernando Collor de Mello.

O que aconteceu com o dinheiro que o Collor confiscou?

E em agosto de 1991, o dinheiro confiscado pelo Plano Collor começa a ser devolvido aos brasileiros como estava previsto. No ano seguinte, Collor, por outros motivos, foi processado por crime de responsabilidade pelo Congresso. Julgado, foi impedido de exercer a Presidência da República.

O que foi o confisco de 1990?

Na prática, o confisco só permitia sacar o valor de até 50 mil cruzados novos que estivessem depositados na poupança. Acima desse valor, os recursos ficavam retidos por 18 meses. Se em 1989, a inflação mensal era quase 29\% ao mês, dois anos depois esse valor caiu para 20\%.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo o Hora H faz efeito?

Quando a poupança foi confiscada?

SÃO PAULO — Em 21 de março de 1990, o Ibovespa despencou 22,27\% após o pânico no mercado causado pelo Plano Collor. O então presidente Fernando Collor de Mello determinou o bloqueio das poupanças até o limite de 50 mil cruzados novos.

Quanto vale 50 mil cruzados?

Em pelo menos quatro ocasiões é possível conseguir a revisão acima do limite da grana que ficou na poupança após o confisco, de NCz$ 50 mil (50 mil cruzados novos, que corresponderiam a cerca de R$ 5.533,02, de acordo com cálculo do Banco Central, levando em conta correção pelo INPC).

O que foi o overnight no Brasil?

O overnight era uma aplicação financeira que rendia aos investidores taxas de juros diárias, e não mensais, como habitualmente acontece hoje.

É possível um novo confisco da poupança?

Em situações extremas, seria preciso primeiro a aprovação do Congresso Nacional. Por este motivo, Dumas defende que a probabilidade disso ocorrer é zero. “Confiscar poupança, conta corrente e dinheiro de títulos públicos está fora de cogitação”, esclarece.