Índice
O que seria uma escola para todos?
É a escola que reconhece e respeita as diferenças dos alunos, ou seja, que entende que todos podem aprender, não importando sua etnia, língua, classe social, estado de saúde… Com isso, a escola inclusiva auxilia no desenvolvimento do aluno com síndrome de Down ao inseri-lo na comunidade escolar de forma mais efetiva.
Como deve ser a organização de uma escola?
A organização escolar é tomada como uma realidade objetiva, neutra, técnica, que funciona racionalmente e, por isso, pode ser planejada, organizada e controlada, a fim de alcançar maiores índices de eficácia e eficiência. (LIBÂNEO, OLIVEIRA & TOSCHI, 2009, p. 323).
Que vantagens e benefícios você destaca na relação entre psicologia e educação?
A psicologia da educação ajuda o professor a adaptar seu ensino de acordo com o nível dos alunos e seus processos de aprendizagem. Para que o conhecimento seja repassado de forma eficiente, é preciso que o professor tenha uma boa didática ligada a um ensino dinâmico, divertido e saudável.
Qual ou quais contribuições à psicologia pode oferecer para quem atua como secretário a escolar?
Assim, o Psicólogo Educacional/Escolar pode contribuir com os demais profissionais envolvidos em atividades educacionais (professores, diretores, coordenadores, educadores) oferecendo contribuições da Psicologia (do Desenvolvimento, Aprendizagem, Ensino, Social), para melhorias nos processos de ensino e de aprendizagem …
O que é ser uma escola inclusiva?
Escola inclusiva é, aquela que garante a qualidade de ensino educacional a cada um de seus alunos, reconhecendo e respeitando a diversidade e respon- dendo a cada um de acordo com suas potencialidades e necessidades.
Quem organiza a escola?
Os estados devem organizar, manter e desenvolver esses órgãos e instituições oficiais de ensino que estão aos seus cuidados, em regime de colaboração com os municípios, dividir proporcionalmente as responsabilidades da educação fundamental, elaborar e executar políticas e planos educacionais, autorizar, reconhecer.
O que é sistema de organização e gestão da escola?
Gestão escolar consiste num sistema de organização interno da escola, envolvendo todos os setores que estão relacionados com as práticas escolares. Desta forma, a gestão escolar visa garantir um desenvolvimento socioeducacional eficaz na instituição de ensino.
Qual a relação entre psicologia e educação?
Uma segunda maneira de encarar a relação entre a Psicologia e a Educação, acredita que a escola promove o desenvolvimento psicológico. Ou seja, o trabalho realizado dentro das salas de aulas no processo ensino-aprendizagem, favorece o desenvolvimento psicológico em vários aspectos sociais, afetivos e cognitivos.
Quais são as relações entre psicologia e educação?
A psicologia é, sem sombra de dúvida, uma ciência pedagógica, na medida em que se faz ciência aplicada. A pedagogia educativa, por sua vez, se faz psicologia ao reconhecer que o processo de ensino e aprendizagem é, no fundo, fruto de uma relação humana, para além de um processo meramente cognitivo.
Quais são as atribuições do psicólogo escolar?
– Analisa as características do indivíduo com deficiência, para orientar a aplicação de programas especiais de ensino. – Aplica conhecimentos psicológicos na escola; – Pesquisa dados sobre a realidade da escola em seus múltiplos aspectos, visando desenvolver o conhecimento científico, entre outros.
Quais são as três atribuições do psicólogo escolar?
3. As seis funções elementares do psicólogo escolar
- 1- Entender a instituição de ensino.
- 2- Acompanhar alunos e pais.
- 3- Orientação dos alunos nas questões profissionais futuras.
- 4- Formação e apoio aos professores.
- 5- Participação na construção do projeto pedagógico.
- 6- Elaboração de projetos.