O que se discute no Plano Diretor?

O que se discute no Plano Diretor?

Neste contexto, o objetivo do Plano Diretor é estabelecer diretrizes para que o poder público estabeleça a ordenação dos espaços públicos, garantindo condições de moradia, saneamento, trabalho, transporte e lazer; e também minimizar os impactos do desenvolvimento urbano no meio ambiente.

Como é feito um Plano Diretor?

O plano diretor é um projeto de cidade no que tange aos seus aspectos físico-territoriais, elaborado pelo Poder Executivo Municipal, sob a responsabilidade técnica de um arquiteto urbanista com a participação de uma equipe interdisciplinar, em um processo de planejamento participativo.

Quais os objetivos do Plano Diretor?

O Plano Diretor tem como seu principal objetivo levantar questões sobre a distribuição equilibrada dos riscos e benefícios da urbanização desenfreada e a partir de um estudo conduzir um desenvolvimento personalizado mais inclusivo e sustentável.

Quais as leis do Plano Diretor?

O plano diretor é um instrumento da política urbana instituído pela Constituição Federal de 1988, que o define como “instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.”, e é regulamentado pela Lei Federal n. º10. 257/01, mais conhecida como Estatuto da Cidade, pelo Código Florestal (Lei n. º4.

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre o cristianismo e catolicismo?

Qual a função social do plano diretor?

O Plano Diretor é uma legislação que visa planejar o crescimento da cidade, fornecendo as diretrizes para controlar o desenvolvimento da cidade. Dessa forma, percebe-se a importância dessa Lei para a melhor condição de vida social aos cidadãos urbanos.

O que a Constituição lega aos municípios através do plano diretor?

A principal característica que a Constituição assinalou ao Direito Urbanístico foi o de servir à definição e à implementação da política de desenvolvimento urbano, a qual tem por finalidade ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem estar de seus habitantes (art. 182).

Qual é o Plano Diretor da cidade?

O plano diretor é uma lei municipal, elaborada pelo poder executivo (Prefeitura) aprovada pelo poder legislativo (Câmara de Vereadores), que estabelece regras, parâmetros, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento da cidade.

Por que o Plano Diretor impacta diretamente na sua vida?

Por fim, o Plano Diretor pode prever que o proprietário de um terreno pode ser autorizado a construir em outro lugar caso algum patrimônio seu seja considerado necessário para outra finalidade coletiva. Como você pôde perceber, o Plano Diretor impacta diretamente na sua vida, ainda que você não tenha se dado conta disso.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os pontos negativos das fontes de energia nao renovaveis?

Como podemos explicar melhor o que se trata do Plano Diretor Municipal?

Podemos ainda recorrer ao texto constitucional para explicar melhor do que se trata do Plano Diretor Municipal: “o Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano”.

Qual a legalidade do Plano Diretor?

a) Legalidade: o plano diretor é um instrumento estabelecido na Constituição Federal de 1988, regulamentado pelo Estatuto da Cidade. Os demais instrumentos de planejamento de governo – o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual – devem incorporar as diretrizes e as prioridades nele contidas.