O que se deve conter em um protocolo de pesquisa clinica?

O que se deve conter em um protocolo de pesquisa clínica?

O QUE DEVE CONTER EM UM PROJETO DE PESQUISA:

  1. FOLHA DE ROSTO (Plataforma Brasil)
  2. PROJETO DE PESQUISA:
  3. CRONOGRAMA (DURAÇÃO TOTAL DA PESQUISA)
  4. ORÇAMENTO DETALHADO E FONTE DE RECURSOS.
  5. TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO (TCLE) /
  6. QUESTIONÁRIOS, FORMULÁRIOS, ENTREVISTAS e outros.
  7. CARTA DE ACEITE INSTITUCIONAL.

Como se faz um estudo clínico?

Antes de participar de um estudo clínico, você deverá assinar um formulário para dar seu “consentimento esclarecido” referente à participação. Para isso, seu médico deve explicar o que o estudo pretende demonstrar, quaisquer possíveis benefícios e riscos envolvidos, e como a participação no estudo te afetará.

Como ser voluntário para pesquisas?

Se você está pensando em participar de um estudo clínico, você deve conversar com o seu médico para saber se ele considera o estudo clínico apropriado para você. Conversar com os seus familiares e amigos próximos pode auxiliá-lo na tomada de decisão de participar ou não de uma pesquisa.

LEIA TAMBÉM:   E obrigatorio ser filiado a algum sindicato?

O que seria o Protocolo Clínico e seus objetivos dentro da pesquisa?

Pesquisa clínica é um processo de investigação científica envolvendo seres humanos. A execução de uma pesquisa clínica está baseada no cumprimento das regras contidas em um documento chamado Protocolo de Pesquisa. Esse documento deve conter a descrição completa da pesquisa, com a exposição clara de seus objetivos.

Quais são os protocolos de pesquisa?

Sendo assim, o protocolo de pesquisa, é o conjunto de documentos relacionados ao projeto: folha de rosto, TCLE, projeto, declaração de coparticipação, entre outros. A todo protocolo de pesquisa deve corresponder um pesquisador responsável perante o CEP e a instituição, mesmo que seja realizado por uma equipe.

O que deve conter um protocolo?

Na estruturação de um protocolo, alguns aspectos devem ser observados, tais como: finalidade, público-alvo, as linhas de cuidado prioritárias, evidências científicas e os princípios éticos e legais que o norteiam. as ações, dá maior transparência e controle dos custos, dentre outras (PIMENTA, 2015).

Quanto tempo demora um estudo clínico?

Tempo de cada fase da pesquisa clínica Os estudos iniciais, de fase 1, são muito curtos, duram poucos dias, mas os estudos maiores, de fase 3, duram meses ou até anos, dependendo do efeito que se quer medir.

LEIA TAMBÉM:   Quando devemos fazer um check list nos EPI?

Como fazer um estudo clínico randomizado?

O ensaio clínico randomizado controlado é o tipo de estudo experimental mais frequentemente usado em pesquisa clínica. Os pacientes são alocados para um dos dois grupos de forma aleatória, sem escolha prévia, para que fiquem bem semelhantes entre si.

Como ser voluntário na USP?

PROGRAMA DE SERVIÇO VOLUNTÁRIO NO CDCC/USP

  1. Os interessados deverão baixar a ficha de inscrição, preenchê-la e enviá-la, juntamente com currículo, para o e-mail [email protected];
  2. Após análise da ficha de inscrição e do currículo, o pleiteante será comunicado da aprovação ou não para a etapa seguinte;

O que é um protocolo de pesquisa?

A Norma Operacional CNS/MS nº 001/2013, item 3.1, considera “protocolo de pesquisa é o conjunto de documentos, que pode ser variável a depender do tema, incluindo o projeto, e que apresenta a proposta de uma pesquisa a ser analisada pelo Sistema CEP-CONEP”. …

O que é uma pesquisa clínica?

A Pesquisa Clínica, Estudo Clínico ou Ensaio Clínico são realizadas para avaliar a eficácia e segurança de um determinado produto para o uso em seres humanos. Essa pesquisa visa à procura de alternativas terapêuticas para uma determinada moléstia, seja ela herdada, congênita, infecciosa ou adquirida.