O que sao pequenas vias aereas?

O que são pequenas vias aéreas?

As pequenas vias aéreas ou bronquíolos possuem um diâmetro interno menor que 2 mm e são desprovidas de cartilagem. Enquanto os bronquíolos membranosos são condutores de ar, os bronquíolos respiratórios suprem os alvéolos promovendo a troca de gás.

O que é DPOC e os sintomas?

Os sintomas da DPOC caracterizam-se por sintomas respiratórios como falta de ar e tosse. Além de afetar a capacidade respiratória do paciente, ela pode, com o tempo, prejudicar a realização de atividades consideradas corriqueiras, como o simples ato de subir escadas.

Como é o muco de quem tem enfisema pulmonar?

Os doentes com enfisema pulmonar também têm aumento das glândulas mucosas dos brônquios que levam a uma maior produção crónica de muco e consequentemente tosse crónica com expectoração (“catarro do fumador”).

Qual a diferença entre enfisema pulmonar?

Os sintomas de enfisema pulmonar são principalmente falta de ar e emagrecimento. Já na bronquite crônica, vemos pacientes com mais expectoração, catarro e tosse, além de maior tendência a ter sobrepeso e obesidade”, afirma o médico.

LEIA TAMBÉM:   O que e casas sustentaveis?

O que é a resistência das vias aéreas?

Entende-se por resistência das vias aéreas (RVA) o grau de dificuldade que o fluxo de ar tem para se movimentar através das vias aéreas, sendo esse um parâmetro importante na avaliação funcional pulmonar. A RVA é calculada pela diferença de pressão entre o alvéolo e a boca, dividida pela taxa de fluxo aéreo.

Quais são as vias aéreas Perifericas?

Fazem parte do trato respiratório inferior (também chamado vias aéreas inferiores) a traqueia, os pulmões, os brônquios, os bronquíolos e os alvéolos pulmonares. São responsáveis por, juntamente com as vias aéreas superiores, manter a permeabilidade das trocas gasosas que ocorrem no pulmão.

Quais as doenças que podem favorecer o desenvolvimento da DPOC?

Os fatores do hospedeiro que favorecem o desenvolvimento de DPOC são alterações genéticas, cuja principal representante é a deficiência de alfa-1-antitripsina, presença de hiper-responsividade brônquica, desnutrição, prematuridade e redução do crescimento pulmonar durante a gestação e a infância.

Quais os fatores de risco para o desenvolvimento de DPOC?

O DPOC acomete principalmente fumantes, apenas cerca de 1/3 das pessoas com a doença nunca fumaram. Além do tabagismo, a exposição a gases tóxicos são os principais fatores de risco. Se você fuma ou fica muito exposto à fumaça, fique atento! Caso tenha algum problema respiratório, procure seu médico.